Governo do Amazonas

Governo do Amazonas beneficia 397 agricultores familiares com o programa Garantia Safra

Balanço anual revela expansão e impacto positivo nos municípios de Eirunepé e Envira com pagamento de, aproximadamente, 400 mil reais para 397 produtores rurais

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou em 2023 mais um ciclo de apoio fundamental aos agricultores familiares dos municípios de Eirunepé e Envira (distantes 1.160 e 1.208 quilômetros, respectivamente, da capital), que tiveram perdas em suas áreas devido a desafios climáticos, através do Programa Garantia Safra (GS).

Com objetivo de garantir condições mínimas de subsistência, o governo pagou aproximadamente 400 mil reais para 397 agricultores familiares. Essa iniciativa ofereceu um benefício de R$ 850,00, referente a safra 2021/2022.

Na safra de 2021/2022, foram sete municípios participantes com adesão de 2 mil produtores. Desses, somente 397 dos municípios de Envira e Eirunepé receberam o benefício.

Desde 2021, o programa tem sido essencial para os municípios da Microrregião do Juruá, abrangendo localidades como Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. No ano de 2022/2023, destacou-se o processo de verificação de perdas e os pagamentos realizados pelos municípios nessa microrregião, evidenciando a eficácia e o comprometimento do programa em assegurar o suporte necessário aos agricultores. Dos produtores dos sete municípios que realizaram a inscrição, somente os produtores de Eirunepé e Envira, estiveram aptos a receber o benefício.

Até a safra 2022/2023, o programa recebeu inscrições de sete municípios e a partir da safra 2023/2024, através da resolução aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foi confirmado o aumento da quantidade de municípios abrangidos pelo Garantia Safra do Amazonas, pleiteado pela Comissão Estadual do Garantia Safra do Amazonas (CEGS/AM – Sepror), passando então a englobar dezenove municípios.

Esta nova fase encontra-se em processo de implementação, com as etapas de adesões municipais em andamento, incluindo localidades como Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri e Manaus. Para participar, cada município deve ter no mínimo 50 inscrições. Em caso de comprovação das perdas de produção, os agricultores familiares irão receber um benefício de R$ 1.200,00 por agricultor.

Programa

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda severa de safra por causa do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

FOTO: Divulgação/Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas incentiva estudo para fortalecer o turismo sustentável no interior do estado

Redação Am

Governo do Amazonas conclui formação de 20 brigadistas para combate às queimadas em Humaitá

Redação Am

Governo do Estado conclui entregas de kits de pesca artesanal em seis municípios do AM

Redação Am
Sair da versão mobile