O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), e em parceria com a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), assinou a Ordem de Serviço para início das obras de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água da sede do município de Codajás, distante 240 quilômetros de Manaus.
Com investimento na ordem de R$23,4 milhões, a obra vai beneficiar diretamente os bairros Bela Vista, Viver Melhor, Grande Vitória, Laguinho, Nova Conquista, Peti, Badajós e Centro.
De acordo com o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, o projeto trará inúmeros benefícios para a população de Codajás. “Com essa obra, podemos ampliar e atender toda a população de Codajás. Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para levar dignidade e melhorias a toda a população. A água é um dos recursos mais importantes para a preservação da vida e nós estamos trabalhando para que todos possam ter acesso a água de qualidade”, destacou.
População beneficiada – Essa obra irá beneficiar toda a população de Codajás, que passará a receber água de qualidade em suas torneiras. A obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água de Codajás tem por objetivo aumentar os padrões de qualidade do recurso destinado ao consumo humano, que atualmente é proveniente de sistema alternativo de qualidade dos padrões exigidos atualmente.
A partir dessa obra, o sistema passará a atender a uma legislação mais rígida e específica de saneamento, aplicando as soluções corretas de abastecimento com maior oferta de água de qualidade para a ingestão humana, colaborando com a saúde da população do município, ao evitar o consumo de água contaminada, que possa contribuir para a transmissão de doenças de veiculação hídrica.
Serviços – O contrato contempla a instalação de uma balsa metálica flutuante com 51,84m², que receberá duas bombas trifásicas de 75 CV cada uma, para captação da água a ser tratada e distribuída.
A adução da água bruta, ainda não tratada, será feita por meio de um mangote, uma espécie de mangueira flexível de 250 mm no trecho dentro do rio e, em terra, de tubos de ferro fundido da mesma espessura, em um total de 1.507,7 metros de adutoras até a Estação de Tratamento de Água – ETA.
Tratamento – O tratamento da água será feito através de uma estação compacta com capacidade de vazão de 300 m³/hora. A estação conterá módulos de floculação, decantação e filtração instalada em base de concreto armado.
A água tratada será armazenada, antes da distribuição, em quatro reservatórios elevados e um reservatório apoiado totalizando 1.300 m³ de reservação. Os quatro reservatórios elevados estarão distribuídos nos bairros de Badajós, Bela Vista, Nova Conquista e no Centro.
Também será construído um galpão de armazenamento e uma casa de alvenaria, para o armazenamento de produtos químicos necessários ao tratamento da água bruta.
Distribuição – A rede de distribuição existente, de 25,76 km de extensão, receberá mais 8,32 km de adutoras. Com esse acréscimo, a rede de distribuição de água tratada do município de Codajás passará a ter 34,08 km de extensão.
Ligações domiciliares – As ligações domiciliares serão executadas em tubos com diâmetro de 20mm, até a calçada da residência. A partir daí será feita a montagem do kit cavalete, incluindo hidrômetro em tubulações PVC soldável de 20 mm. Ao todo, serão 1.000 ligações domiciliares, de acordo com o que determina o projeto.
Também serão executadas ligações intradomiciliares, compostas por instalação de tubulação de PVC soldável, com diâmetro de 25 mm, estrutura de apoio em concreto armado e a instalação de uma caixa d’água de fibra com volume de 1.000 litros. Total de 500 ligações intradomiciliares.
Situado na região do Rio Negro-Solimões, Codajás conta com uma população estimada em 29.691 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
*SECOM/FOTOS: Divulgação/Seinfra