Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia evento científico em escolas rurais e ribeirinhas

O projeto amparado pela Fapeam será realizado de 24 a 30 de outubro, em comunidades rurais e ribeirinhas de Itacoatiara

A difusão do conhecimento é uma das estratégias do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), para ampliar o acesso à cultura científica nas comunidades rurais e ribeirinhas. Nesse contexto, está o projeto “Ciência na comunidade: Divulgando o conhecimento científico para alunos de escolas ribeirinhas e rurais”, amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I). 

O evento, a ser realizado de 24 a 30 de outubro, visa divulgar nas comunidades rurais e ribeirinhas experimentações, demonstrações e jogos didáticos nas áreas de Física, Química e Biologia, para alunos do ensino fundamental II. O projeto é coordenado pela professora adjunta do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara (Icet/Ufam), Samantha Aquino Pereira. 

A ação será realizada nas escolas municipais Antônio de Araújo Costa (comunidade Santo Antônio), Moisés de Menezes (comunidade Jacarezinho) e Coronel Gonzaga Pinheiro (comunidade do Piquiá), todas no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). 

De acordo com a coordenadora, os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II vão realizar alguns experimentos e demonstrações científicas e os estudantes do 8º e 9º ano participarão com jogos didáticos. Os experimentos e os jogos abordarão conteúdo das áreas de Biologia, Química e Física. Além disso, também terá exposição de organismos aquáticos e coleção de invertebrados terrestres na área externa, aberto à comunidade. 

“Com esse evento esperamos obter a participação ativa de alunos, professores e comunidades nas atividades propostas, motivar os professores para realizar aulas com experimentação de baixo custo, para estimular o pensamento científico dos alunos e despertar a cultura científica dos alunos e professores nas escolas rurais”, completou Samantha Pereira, destacando a importância da Fapeam como apoiadora do projeto. 

O projeto conta também com a participação de três professores do Icet: Fabiana Paschoal  e Wanderson Trindade (área de Química), Wagner Gomes Rodrigues (área de Física) e Gustavo Hattori (área de Biologia). 

POP CT&I 

O Programa POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria política Pública de CT&I do Amazonas. 

Conheça a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/ 

Foto: Acervo da coordenadora do evento, Samantha Aquino Pereira

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas divulga Boletim Diário da Covid-19, nesta segunda-feira (21/02)

Redação Am

Liceu Claudio Santoro atendeu mais de 1.200 pessoas com oficinas de diversos segmentos artísticos

Redação Am

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas usa tecnologia para auxiliar disciplina de metodologia do estudo

Redação Am
Sair da versão mobile