O projeto amparado pela Fapeam será realizado de 24 a 30 de outubro, em comunidades rurais e ribeirinhas de Itacoatiara
A difusão do conhecimento é uma das estratégias do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), para ampliar o acesso à cultura científica nas comunidades rurais e ribeirinhas. Nesse contexto, está o projeto “Ciência na comunidade: Divulgando o conhecimento científico para alunos de escolas ribeirinhas e rurais”, amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
O evento, a ser realizado de 24 a 30 de outubro, visa divulgar nas comunidades rurais e ribeirinhas experimentações, demonstrações e jogos didáticos nas áreas de Física, Química e Biologia, para alunos do ensino fundamental II. O projeto é coordenado pela professora adjunta do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara (Icet/Ufam), Samantha Aquino Pereira.
A ação será realizada nas escolas municipais Antônio de Araújo Costa (comunidade Santo Antônio), Moisés de Menezes (comunidade Jacarezinho) e Coronel Gonzaga Pinheiro (comunidade do Piquiá), todas no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).
De acordo com a coordenadora, os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II vão realizar alguns experimentos e demonstrações científicas e os estudantes do 8º e 9º ano participarão com jogos didáticos. Os experimentos e os jogos abordarão conteúdo das áreas de Biologia, Química e Física. Além disso, também terá exposição de organismos aquáticos e coleção de invertebrados terrestres na área externa, aberto à comunidade.
“Com esse evento esperamos obter a participação ativa de alunos, professores e comunidades nas atividades propostas, motivar os professores para realizar aulas com experimentação de baixo custo, para estimular o pensamento científico dos alunos e despertar a cultura científica dos alunos e professores nas escolas rurais”, completou Samantha Pereira, destacando a importância da Fapeam como apoiadora do projeto.
O projeto conta também com a participação de três professores do Icet: Fabiana Paschoal e Wanderson Trindade (área de Química), Wagner Gomes Rodrigues (área de Física) e Gustavo Hattori (área de Biologia).
POP CT&I
O Programa POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria política Pública de CT&I do Amazonas.
Conheça a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
Foto: Acervo da coordenadora do evento, Samantha Aquino Pereira