Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia Campo do São José 3 como novo núcleo do Pelci

O espaço localizado na zona Leste de Manaus acolhe mais de 200 crianças e jovens no Programa de incentivo ao esporte de base

Seguindo o compromisso de promover o esporte no estado, o Governo do Amazonas anunciou nesta quinta-feira (16/11), no Campo do São José 3, localizado na zona leste de Manaus, como o mais novo núcleo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). O anúncio do programa, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), contou com a presença dos novos atletas e moradores do bairro.

“Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos efetuando a expansão do Pelci, um programa de inclusão que se estende por todo o estado, não se limitando à capital. Nosso compromisso inclui garantir a proteção das crianças e jovens contra qualquer tipo de assédio no âmbito esportivo, que é uma questão séria e inaceitável, promovendo ambientes seguros e respeitosos para nossos atletas”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

O novo núcleo, que beneficia mais de 200 crianças e jovens com idades entre 8 e 17 anos, oferece aulas gratuitas de futebol de campo. Para garantir o trabalho do Pelci no local, foram entregues equipamentos esportivos essenciais, incluindo bolas, cones, kits de apitos, redes de gol, coletes, chapéus chineses, escadas de agilidade, cartões e uniformes de padronização para os atletas.

O Programa Pelci, que já impactou mais de 10 mil crianças e jovens, atualmente conta agora com 61 núcleos, sendo 6 no interior do Amazonas, nas cidades de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa. Yara Batista, mãe do jovem Ítalo Batista, destaca a importância da prática esportiva na vida de seu filho.

“Ele fica mais disciplinado, melhora o rendimento escolar e aqui ele tem professores para acompanhar, os alunos ganharam uniformes. Não é uma melhoria apenas para o meu filho, a chegada do Pelci é uma melhoria para todo o bairro e só temos a ganhar”, falou Yara Batista.

Para Alex Sandro Melo, professor do núcleo do Campo do São José 3, a chegada do Pelci ao bairro vai melhorar a estrutura oferecida aos jovens da comunidade. ”Nós tínhamos um projeto aqui, mas com uma estrutura defasada. Agora com o Pelci vamos ter melhorias, tanto para professores quanto para atletas. É a realização de um sonho, porque aqui é um celeiro de atletas que tenho certeza darão muitos frutos”, finalizou Alex.

Combate ao assédio

Na ocasião, foi anunciada também a Campanha Contra o Assédio Sexual no Esporte. Iniciativa que visa conscientizar atletas, treinadores, funcionários e o público em geral sobre a gravidade do assédio sexual no esporte, promovendo um ambiente seguro e respeitoso.

Foto: Julcemar Alves/Sedel

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas recebe 40 mil doses de AstraZeneca para vacinação de trabalhadores da educação

Redação Am

Governo do Amazonas investe R$ 1,8 milhão no desenvolvimento de produção de sementes de malva

Redação Am

Com apoio do Governo, atletas de skate viajam para participar de Seletiva Norte de Skate Street, em Belém

Redação Am