Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre diálogo com MDA e agência alemã para novas parcerias em gestão de terras públicas

Estado e União estudam melhor integração de políticas de ordenamento territorial e regularização fundiária 

O Governo do Amazonas deu início, nesta sexta-feira (23/06), a tratativas junto ao Governo Federal e à empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em torno de futuras parcerias institucionais destinadas ao avanço e integração de políticas públicas de ordenamento territorial e regularização fundiária em todo o estado.

O encontro, realizado na sede do Governo, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, foi conduzido pelo vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, representando o governador Wilson Lima. Atualmente, o Amazonas possui a maior área em glebas do país, ou seja, terras não regularizadas, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante a reunião, Tadeu de Souza apresentou o panorama atual do ordenamento territorial do estado. Dos 155,9 milhões de hectares de extensão territorial do Amazonas, 52,2 milhões pertencem ao Estado e 106,1 milhões são terras de propriedade da União, conforme apontam levantamentos das secretarias estaduais.

“Tivemos uma reunião muito eficiente em que tratamos diversos temas envolvendo o ordenamento territorial do Amazonas. A vice-governadoria está à disposição para fazer essas articulações e conexões entre os diferentes entes de cooperação para ajudar na tomada de decisão do governo Wilson Lima”, salientou o vice-governador.

Planejamento estratégico

O coordenador-geral de Políticas Fundiárias do MDA, Victor Amaral Fernandes, destacou que a União pretende estreitar relações com o Amazonas para uma gestão conjunta de territórios estaduais e federais ainda sem regularização. A ideia é construir um planejamento estratégico e sustentável, em sintonia com o contexto socioeconômico do estado.

“Primeiro, a gente faz essa aproximação, faz uma cooperação mais institucional para ir desenhando essa parceria mais para frente, de uma forma mais customizada de acordo com a realidade de cada estado”, explicou o representante do MDA, destacando que esse trabalho ocorre no âmbito da Câmara Técnica de Destinação (CTD) do Governo Federal.

As parcerias que o MDA planeja firmar com todos os estados que compõem a Amazônia brasileira têm o acompanhamento da empresa de cooperação técnica alemã GIZ. De acordo com a assessora técnica da agência, Ana Cláudia Chaves, um novo acordo também está em andamento em nível federal.

“A questão da regularização fundiária é um tema crucial para a gente na cooperação. Nós estamos, hoje, em Brasília, discutindo um novo termo de cooperação com o governo brasileiro através do MDA. E temos como objetivo maior apoiar os processos de desenvolvimento organizacional, de planejamento estratégico e também a tomada de decisão dos órgãos”, pontuou.

Participaram, ainda, da reunião o titular da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), João Carlos Braga, e o coordenador-geral do escritório estadual do MDA no Amazonas (MDA/AM), José Ricardo Wendling.Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ipaam realiza ações educativas na região metropolitana

Redação Am

Vacinação contra Covid será ampliada para supermercados de Manaus, anuncia governo

João Alves

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 547 pessoas e hospital de Eirunepé

Redação Am
Sair da versão mobile