Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre 18ª edição da Mostra de Artesanato e Economia Solidária em Parintins

Objetivo é gerar renda para artesãos e empreendedores da Ilha Tupinambarana

O Governo do Amazonas, por meio do da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), abriu nesta terça-feira (27/06), a 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A tenda instalada na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, centro da cidade, vai funcionar até domingo (02/07), das 09h às 19h.

Este ano, a tradicional tenda conta com mais de 50 artesãos e empreendedores solidários de Parintins e municípios próximos da Ilha da Magia, para expor e vender seus produtos durante os dias do Festival Folclórico.

Visando um amplo alcance de pessoas, o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, afirma que a expectativa é que mais de 7 mil cidadãos passem pela exposição.

“Um evento como este é o campo de negócios para esses profissionais, pois a partir disso, terão a possibilidade de mostrar o seu trabalho a todos que fizerem parte desse momento, abrindo assim um caminho para que novas pessoas conheçam nossa arte e colaborando para que nossa cultura seja valorizada”, disse o gestor.

Durante o evento, os profissionais farão a comercialização de vários acessórios indígenas, como cocares, brincos, colares, camisas, cestarias, cerâmicas, entre outros itens.

Lenira Souza, que está participando pela segunda vez, falou sobre a expectativa para os dias de vendas na 18ª mostra de artesanato e economia solidária.

“Esse ano espero que todos nós possamos fazer boas vendas, estou com essa expectativa, nesse primeiro dia já tivemos boas vendas, e estamos no aguardo dos turistas, que se encantam e consomem nosso artesanato.” Falou a artesã.

A iniciativa chega a reunir uma média de público para mais de 20 mil pessoas que buscam por produtos regionais, resultando na geração de emprego e renda para os artesãos e empreendedores do município.

Déborah Lopes, turista que está conhecendo a cidade de Parintins pela primeira vez, falou das maravilhas que é o artesanato do Amazonas. 

“Estou muito encantada, com a diversidade cultural através do artesanato, e essa oportunidade de colocar os artesãos na praça da catedral, foi muito bem pensado, e aqui na tenda encontramos uma diversidade de produtos, muito boa a iniciativa.” Disse

FOTOS: Henrique Miranda/Setemp

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em Tefé, Governo do Amazonas avança com a obra de pavimentação da estrada da Emade

Redação Am

Parintins 2023: Seas divulga resultado do edital de chamamento de OSCs que receberão alimentos trocados por entrada na Festa dos Visitantes

Redação Am

Setemp divulga lista de selecionados para cursos de qualificação em parceria com Iamasb

Redação Am
Sair da versão mobile