Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do AM disponibiliza teste de Covid para pacientes com sintomas gripais

MANAUS – Moradores do Amazonas com sintomas gripais (coriza, tosse e dor de cabeça) devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para tratamento. Para os que apresentam sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta, os locais para monitoramento são os SPAs e UPAs (Serviço de Pronto Atendimento e Unidade de Pronto Atendimento).

As orientações são da SES-AM (Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas) e fazem parte de campanha para fortalecer o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Nos últimos dias, o número de casos em Manaus e no Amazonas têm registrado crescimento. A secretaria disponibiliza o teste RT-PCR, que detecta a presença de Covid-19, para os pacientes com sintomas gripais. A oferta foi ampliada e o resultado é obtido de forma rápida.

A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, afirma que os testes são oferecidos na rede estadual de saúde para adultos e crianças sintomáticos. “A testagem rápida agiliza a conduta clínica e, imediatamente, a pessoa é submetida ao monitoramento, isolamento e o acompanhamento”.

Pacientes que precisam ser internados para cirurgias, transferências, ou que precisem de hospitalização por outras causas estão sendo submetidos a testagem por RT-PCR.

Os testes também estão sendo realizados no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Rodoviária e no Porto de Manaus, para os passageiros que desembarcam em Manaus. As amostras coletadas nesses locais com resultado positivo são encaminhadas para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas a sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus.

“É importante que todas as pessoas que estão viajando e em trânsito para Manaus procurem fazer a testagem nesses pontos. As equipes de saúde estão disponíveis para identificar, de forma mais rápida, casos assintomáticos e até mesmo sintomáticos do novo coronavírus. No momento em que é detectada a contaminação, a pessoa recebe todas as orientações para o acompanhamento, monitoramento e isolamento para evitar a propagação da doença”, disse Adriana Elias.

*Com informações de Amazonas Atual/Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas realiza reforma da Casa de Maria em Itacoatiara

Redação Am

`Dia do Teatro´: Graduação em Teatro da UEA abre portas para um mercado cultural mais profissionalizado

Redação Am

Governo do Amazonas realiza entrega de produtos da agricultura familiar em Itacoatiara

Redação Am