Portal Uno Midias
Amazonas

Governo capacita servidores e promove intercâmbio no sul do Amazonas

Buscando profissionalizar os servidores que participam dos módulos da Capacitação Técnica em Gestão das Cadeias Produtivas Animal e Vegetal para o Desenvolvimento do Setor Primário do Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) deram início, hoje (20/09), ao intercâmbio de boas práticas, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), onde foram feitas visitas ao Frigorífico Amazonas e ao Grupo Masutti Porto e Navegação. 

O curso faz parte da agenda do Programa Agro Amazonas, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica local, através de iniciativas que gerem capacitação, emprego e renda para os produtores. 

De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, a proposta do Governo do Amazonas é formar recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento sustentável do estado. 

“A vinda dos técnicos a Humaitá e Rondônia faz parte do nosso planejamento de formação de quadros técnicos, capazes de implementar atividades econômicas como a bioeconomia, a piscicultura, agricultura familiar e empresarial”, disse Petrucio.

O intercâmbio faz parte do 6° módulo da capacitação técnica, onde estão sendo realizadas aulas teóricas e práticas, roda de conversas, visita em propriedades de piscicultura, agropecuárias, leiteiras, de grãos (soja, arroz e milho), cooperativas de crédito e em entidades ligadas ao setor primário de Rondônia.

Para a socióloga Cira Senna, participante do curso e técnica da Ciama, a experiência do intercâmbio de boas práticas é positiva no sentido de obter a visão dos empresários que investem em atividades produtivas da cadeia animal e vegetal no interior do Amazonas.

“Essa parte prática do curso vai proporcionar aos técnicos do Governo do Estado elaborar com precisão as propostas de projetos de desenvolvimento com dados reais e mais específicos para a implantação, observando questões como dificuldades e soluções para a viabilização destes tipos de empreendimentos, que geram desenvolvimento econômico, emprego e renda”, destacou Cira.

Curso – A capacitação terá 152 horas, divididas em 7 módulos de aulas práticas e teóricas, para 35 técnicos do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), da capital e do interior, e com aulas inovadoras e modernas dos recursos disponibilizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

A capacitação é realizada em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Hemoam implanta no Amazonas pesquisa de DNA da Malária no sangue de doadores

Redação Am

Adaf participa de implantação de Grupo de Trabalho em Apuí

Redação Am

Estudantes da rede estadual identificam figuras geométricas em pontos turísticos mundiais

Redação Am