Cotidiano

Governo abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população

No total, 12 municípios serão contemplados com estruturas

Para garantir o acesso da população aos serviços básicos de cidadania, o Governo do Amazonas abriu duas novas unidades móveis de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no interior. Os municípios de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital) e Careiro (localizado a 88 quilômetros de Manaus) agora contam com estruturas modernas para atender o público.

Com as entregas, o governador Wilson Lima ampliou para 23 o número de unidades de PACs no Amazonas, desde 2019. Ao todo, foram 11 estruturas entregues nas duas gestões. Desse total, oito são unidades móveis divididas entre a capital e interior e três são unidades fixas instaladas no Studio 5, em Manaus, e nos municípios de Presidente Figueiredo e Tefé (distantes 117 e 523 quilômetros da capital, respectivamente).

Em 2019, eram 12 unidades operando, sendo somente quatro no interior. Em Tabatinga, o governador destacou a importância das entregas para a população. “Nós inauguramos mais um PAC móvel e ele é importante para o cidadão, pois oferta a emissão de carteira de identidade e outros documentos e serviços que estarão agregados ali. Isso é importante para levar cidadania para as pessoas”, disse Wilson Lima.

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, enfatizou que as inaugurações seguem a determinação do Governo do Estado em levar mais serviços para a população.

“Estamos entregando mais uma unidade do PAC, o Pronto Atendimento ao Cidadão, no município de Careiro Castanho. A ideia é trazer mais cidadania, seguindo a determinação do governador Wilson Lima. Teremos vários serviços aqui, como Carteira de Identidade Nacional, créditos da Afeam, Ciptea, cadastro de currículo pela Setemp, tudo para atender a população local”, frisou a secretária.

Interior

Com a ampliação dos serviços para os municípios do interior quem ganha é a população. Cada unidade permite até 12 postos de atendimento simultâneos.

Em Tabatinga, a mãe atípica Bruna Feitosa, aproveitou a oportunidade para solicitar a Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) para o filho Samuel, de 11 anos. Ela comenta que com a carteirinha, poderá garantir o acesso prioritário para o filho.

“Vai ajudar muito na questão do meu filho de prioridade, porque tem muita gente preconceituosa ainda com as pessoas que são deficientes e o autista não tem aparência, mas a carteira vai ajudar muito, tanto eu como ele na questão da sociedade, para socializar com a sociedade”, declarou a mãe.

Ampliação

Tabatinga e Careiro agora integram a lista de 11 municípios que dispõem de PAC funcionando para a população. Ao todo, serão 12 cidades a contar com a estrutura ainda em 2024, com a abertura de uma unidade no município de Boca do Acre, localizado na calha do Purus. O espaço está sendo preparado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e deixou de operar na capital para reforçar os serviços no município.

Os municípios com PACs são:

• Parintins
• Itacoatiara
• Manacapuru
• Iranduba
• Tefé
• Presidente Figueiredo
• Humaitá
• Maués
• Rio Preto da Eva
• Tabatinga
• Careiro
• Boca do Acre (aguardando início da operação)

Fonte: Sejusc

Foto: Lincoln Ferreira

The post Governo abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Governo abre PACs em Tabatinga e Careiro e chega a 11 municípios ofertando serviços para população appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prazo para retirada do ar de site de atestados médicos vence 4ª feira

STF mantém proibição de políticos em diretorias de estatais

Investidores poderão usar Tesouro Direto como garantia em empréstimos

Sair da versão mobile