Portal Uno Midias
Amazonas

FVS aguarda análise laboratorial de tucumãs contaminados no AM

Manaus – Após a morte de uma criança e internação de outras 47 pessoas com sintomas de vômito, diarreia e dor abdominal na  comunidade Irapajé, em Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue com a investigação do caso, com suspeitas de que o surto tenha sido causado pela ingestão de Tucumã. Nos últimos dias, amostras do fruto foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS – RCP) para análise. Por precaução, a Prefeitura de Manacapuru recomendou que a população evite consumir o fruto no município, até que o caso seja elucidado. O prazo para a emissão do laudo do exame é de 15 dias.

Dos 48 envolvidos, 23 pessoas receberam atendimento médico/hospitalar. Até esta quarta-feira (21), uma pessoa permanece internada na rede de saúde pública em Manaus, que foi transferida da rede de saúde pública em Manacapuru.

Apesar da sensação de insegurança entre os amazonenses, o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, aponta que o surto de Doença Transmitida por Alimentos (DTA) em Manacapuru é considerado controlado, devido à ausência de notificação de novos casos. “A FVS-RCP considera que o surto de DTA em Manacapuru foi controlado, já que não há mais notificações de novos casos há mais de 24 horas”, detalha.

As amostras de água coletada em Manacapuru e de tucumã – que é um dos frutos suspeitos da causa da doença –  foram encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública da FVS-RCP (Lacen/FVS-RCP). Nos últimos dias, amostras do fruto foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS – RCP) para análise. Por precaução, a Prefeitura de Manacapuru recomendou que a população evite consumir o fruto no município, até que o caso seja elucidado. O prazo para a emissão do laudo do exame é de 15 dias.

*Com informações de Em Tempo

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Artistas indígenas movimentam primeiro dia de Turistódromo com grafismo corporal indígena

Redação Am

Postos de combustíveis do AM são fiscalizados por comissão da Aleam e Procon

João Alves

Campanha “Não ao transporte ilegal de crianças e adolescentes” fiscaliza Rodoviária e Porto de Manaus

Jamil Maciel