Portal Uno Midias
Amazonas

FUnATI é contemplada pela Oferta Nacional de Telediagnóstico

Fundação é responsável por fazer a implantação no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), passa a contemplar a Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) no Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. O programa foi lançado nesta quarta-feira (13/09), na sede da fundação, localizada na avenida Brasil, 11.430, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Executado pela Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, da FUnATI, em parceria com a Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG), o telediagnóstico visa ampliar o serviço de diagnóstico de exames realizados a distância como diagnósticos de exames com laudos de eletrocardiogramas (ECGs) e discussão de casos clínicos online cobrindo a demanda da região norte do país.

A redução dos encaminhamentos de pacientes e a possibilidade de comunicação entre os profissionais dos locais remotos com os grandes centros são também potenciais benefícios do telediagnóstico, como afirma o Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI.

“Um bom exemplo que podemos citar é: o médico pode estar em um município distante e ter acesso ao serviço de Telediagnóstico em cardiologia, dando um melhor suporte ao paciente. O Governo do Estado agradece ao Ministério da Saúde por essa novidade no Amazonas”, disse o gestor.

De acordo com a pró-reitora de Assistência à Saúde da FUnATI, o programa irá atingir, inicialmente, 16 municípios do estado.

“A FUnATI está responsável por fazer a implantação em todos os municípios do Amazonas do serviço de Telediagnóstico em cardiologia, o exame de eletrocardiogramas pela oferta nacional custeada pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Informação e Saúde Digital na pessoa da Dra. Ana Estela Haddad. Inicialmente serão implementados em 16 municípios”, diz a pró-reitora.

O lançamento contou com a presença do técnico da Coordenação Nacional de Saúde da Pessoa Idosa Ministério da Saúde, Francisco Norberto.

Troca de experiências

Entre os dias 20 e 21 de junho deste ano, a pró-reitora Vanusa Nascimento e a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Waldeyde Magalhães, participaram do Fórum Nacional de Telessaúde 2023, realizado em Brasília. 

Durante o evento, a equipe da FUnATI foi recepcionada pela Dra. Ana Estela Haddad, Secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital, e pelo Dr. Cleinaldo Costa, Diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação.

As equipes da policlínica também participaram de um treinamento online nos dias 22 e 28 de agosto. O treinamento finalizou com uma demonstração de atendimento com um paciente modelo do sexo masculino. O Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI, foi convidado a ser o paciente nesse processo.

Para continuidade do cuidado no acompanhamento ou tratamento do paciente, a FUnATI passa a contar com um médico cardiologista, o Dr. Aristóteles Neto. A especialidade soma aos serviços já disponibilizados no espaço integrado de atenção multidisciplinar de saúde à Pessoa Idosa da Policlínica.

FOTOS: Divulgação/ FUnATI 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sine Amazonas divulga 469 vagas de emprego para esta terça-feira

Redação

Amazonas registra abertura de empresas em menos de uma hora, no mês de abril

Redação Am

PRESIDIDA POR ADJUTO AFONSO, FREMPEEI REALIZA AÇÃO EMPREENDEDORA NO BAIRRO PURAQUEQUARA

Jamil Maciel