A Prefeitura de Manaus anunciou a compra de 40 novos ônibus que serão incorporados à frota da cidade, sendo 10 elétricos. Os ônibus elétricos tornam as viagens dos usuários mais confortáveis e seguras, pois são mais silenciosos, estáveis e com melhor desempenho térmico para passageiros e condutores. Além disso, estudos mostram que eles têm custos menores de operação e manutenção para os operadores.
A autonomia de bateria do ônibus elétrico da Mercedes-Benz é de 250 km com uma recarga que pode ser realizada em duas horas e meia, ele é equipado com quatro módulos de bateria, sendo dois sob o teto e dois sob o piso, e ainda pode receber mais dois módulos que aumenta a autonomia do ônibus para 300 km.
O e0500U tem peso total de 8,1 toneladas em seu chassi, e pesa 14,8 toneladas junto da carroceria, 2 toneladas a mais do que geralmente se encontra em veículos a diesel. Ainda não se sabe quais carrocerias serão utilizadas, mas já estão acontecendo negociações com empresas no Brasil para realizar parcerias.
A previsão de entrada em operação dos novos ônibus comuns é entre 90 a 120 dias e os dez ônibus elétricos estão em tratativas de serem comprados, o que deve acontecer em breve.
“Estamos finalizando as tratativas para aquisição de dez ônibus elétricos, é uma realidade que nós vamos implementar na nossa cidade”, disse o prefeito David Almeida de Manaus.
*Com informações de https://todahora.com/Foto: Semcom