Portal Uno Midias
Cidade

Fomento a instituições possibilita continuidade do trabalho em prol das pessoas com deficiência

O recurso de R$ 6 milhões anunciado pelo governador Wilson Lima para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com pessoas com deficiência (PCDs), nesta sexta-feira (20/08), vai beneficiar, diretamente, 29 associações que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos da capital e interior do Amazonas. Entre os maiores ganhos para as OSCs está a possibilidade de, a partir do recurso, aumentar o quadro de pessoal para ampliar o atendimento.

A ação faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 20 a 28 de agosto. As OSCs que receberão os recursos foram aprovadas no edital Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência – Ações Descentralizadas Socioassistenciais lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Entre elas está a Associação dos Deficientes Intelectuais do Amazonas (Adiam), que atende PCDs na zona norte de Manaus. “Nós desenvolvemos um trabalho na Cidade Nova e procuramos fazer uma busca ativa nas escolas, principalmente as escolas públicas, com as pessoas com deficiência, principalmente as intelectuais, que são os autistas e com Síndrome de Down e levamos para fazer atividade lúdica, terapia lúdica e um atendimento psicológico”, disse a presidente da Adiam, Emília Aguiar.

“A maioria desse recurso é para fazer o pagamento de pessoas da nossa equipe técnica; e nós também não temos sede própria, nós pagamos aluguel, água, luz, é principalmente para isso, material de expediente também. A única palavra que eu tenho nesse momento é gratidão”, comemorou a gestora.

“Esse fomento serve para manter e dar apoio a essas instituições, porque elas que movem a comunidade, o atendimento das pessoas com deficiência em todo o estado”, disse a titular da Sejusc, Mirtes Sales.

Interior – Organizações da Sociedade Civil que atuam no interior do estado também foram beneficiadas pelo Governo do Amazonas, na ação desta sexta-feira, como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Além do recurso, o governador também lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Vindas do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), as representantes da Associação Mães Heroínas receberam carteiras destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista atendidas pela organização.

“Nós atendemos, atualmente, 180 famílias cadastradas, atendemos crianças, adultos e idosos PCDs todos vivem em total vulnerabilidade. (A Sejusc) tem nos assistido com hortifrúti; cadeiras (de rodas), que as pessoas já estavam havia mais de três anos na fila; e as carteirinhas, que é o mais esperado pelas famílias. Muito obrigada, Rede Sejusc, continuem com essa parceria, essa acessibilidade”, destacou Lorena Moncaio, vice-presidente da Associação Mães Heroínas.

A carteira Ciptea garante à comunidade autista do Amazonas o atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“A Ciptea vem sendo cobrada, questionada pelas mães de autistas, porque o autista não tem uma deficiência visível, e eles acabam sendo discriminados por comportamentos, às vezes crises, têm dificuldades para conseguir uma vaga na escola. E a carteirinha, além de comprovar a deficiência dele, também dá atendimento preferencial”, ressaltou a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Leda Maia.

De acordo com a secretária Mirtes Sales, a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue até o dia 28 de agosto.

“Nós temos uma semana de muitos encontros, palestras, eventos externos e internos com as instituições, uma semana toda preparada para a Pessoas com Deficiência. No mês de setembro o Governo do Estado do Amazonas vai lançar muitos projetos que vão amparar mais ainda a Pessoas com Deficiência”, informou Mirtes.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus encerra curso ‘Elaboração de Projetos’ com 50 artistas certificados

Redação Am

Prefeitura finaliza duas turmas de ‘Oficina de Maquiagem’ no Casarão da Inovação Cassina

Redação Am

CMS/Manaus e Semsa promovem solenidade de posse de 185 conselheiros locais de saúde na zona Leste

Redação Am