Portal Uno Midias
Saude

FMT-HVD inicia ações da campanha Julho Amarelo de combate às hepatites virais

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) inicia nesta segunda-feira (12/07), as atividades em referência ao Julho Amarelo, mês de combate às Hepatites Virais. Além das ações de testagem, aconselhamentos e palestras, a Fundação convida pessoas interessadas para participar de um estudo científico do Estado, juntamente com o Hospital Albert Einstein, sobre a doença.  

As ações de testagem começam nesta segunda-feira e vão até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, no ambulatório da FMT-HVD, das 9h ao meio-dia, por livre demanda. As testagens serão para hepatites virais e também para HIV e sífilis. A pessoa que realizar o teste terá todo o acompanhamento e aconselhamento na hora do procedimento. Para acessar o serviço basta que o usuário tenha sua cédula de identidade. 

“Por ser uma doença silenciosa, que pode trazer consequências graves ao longo do tempo, as campanhas de testagem rápida funcionam como um rastreio e direcionamento às pessoas que forem identificadas com a doença, além de levar mais informação e estimular a sempre fazerem testes rápidos”, disse Reinan Brota, Gerente de ISTs da FMT-HVD.   

Para tirar dúvidas sobre a doença, formas de tratamento e identificação das hepatites virais, bem como para convidar e falar sobre pesquisas relacionadas ao tema, a médica hepatologista, Arlene Pinto, participará de uma live pela plataforma Instagram com a SES-AM, na quarta-feira (14/07). 

No dia 28 de julho, o médico infectologista Franklin Simões dará uma palestra para os profissionais de saúde da unidade, para melhorar e aperfeiçoar o atendimento desses casos.  

Estudo – Com o título Estudo das Características Epidemiológicas e Clínicas das Hepatites Virais Agudas em Serviços de Saúde Brasileiro, a pesquisa, com participação da Dra. Arlene Pinto, tem como objetivo determinar as taxas de incidências das hepatites virais, identificar hepatites e analisar os perfis epidemiológicos e sociodemográficos. Além disso, o estudo procura comparar a etiologia entre pacientes também infectados pelo HIV. 

O estudo acontece em todo o Brasil, com uma amostra aproximada de 2.280 pacientes. Os interessados a participar do Estudo podem entrar em contato por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp para (92) 98480-6809.

Locais de testagem e vacina – A única forma para identificar o tipo de hepatite e qual a fase da doença, além de verificar a validade da vacina é através do exame laboratorial. Consequentemente, o laboratório de análises clínicas é imprescindível na obtenção do diagnóstico seguro.

Na rede pública de saúde, as unidades de saúde que fazem testes são: a Policlínica Gilberto Mestrinho – Av. Getúlio Vargas, nº 341, Centro; a Policlínica Antônio Aleixo – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa – Av. Brasil, Compensa II.

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Hepatites – As Hepatites Virais são doenças silenciosas de evolução lenta e que, na maioria das vezes, progridem para doenças graves que acometem, principalmente, o fígado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 400 milhões de pessoas estão infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C em todo o mundo. Cerca de 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus das hepatites B e C. Estima-se que 1,5 milhão de mortes estão relacionadas às hepatites virais.

Nos últimos 20 anos, o Amazonas registrou 28.204 casos de hepatites virais, sendo 14.245 de hepatite A, 10.026 de hepatite B, 2.282 de hepatite C e 1.651 de hepatite D. As Hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes e também da mãe para o filho, durante a gestação.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Amazonas ganhará Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Redação Am

Ações de fortalecimento resultam em avanço na vacinação de municípios com dificuldades na cobertura

Redação Am

Policlínica Codajás atendeu mais de 330 mil pacientes em 2021

Redação Am