Portal Uno Midias
Cidade

Fiscalização de postura e de obras irregulares têm aumento em maio

A fiscalização municipal registrou alta no número de ações e atividades no controle urbano pela Prefeitura de Manaus no mês de maio. Apesar das restrições, em razão do controle e prevenção contra a pandemia da Covid-19, em maio de 2021 foram registradas 92 ações em fiscalização de postura contra 15 no mesmo período do ano passado, o que resulta numa alta de 513%.

Nos primeiros cinco meses do ano, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou 416 termos pela Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), entre notificações, autos de infração, interdição, embargo, demolição e outros, contra 310 de 2020, com um incremento de 34%.

Na Gerência de Fiscalização de Obras (GFO), no mês de maio foram verificados 111 registros este ano e 41 ano passado, com alta de 170%; enquanto de janeiro a maio a Divisão de Controle (Dicon) somou 399 termos, em 2021, e 360 de 2020, com incremento de 10,8%. A maioria relacionada a construções irregulares.

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, explica que o teletrabalho acabou por auxiliar no processo de desburocratização da autarquia, facilitando o acesso do usuário aos serviços do instituto pelo site e canais virtuais. “Nossa prioridade é cada vez mais otimizar a prestação de serviços junto ao público externo, dando a maior celeridade, mesmo diante das restrições da pandemia”, afirma.

Em razão do regime de teletrabalho, o instituto reforçou o serviço de agendamento para formalização on-line e por meio de e-mail. Foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização enviando e-mail para diskordem.implurb@pmm.am.gov.br ou ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br.

Processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão continuam sendo atendidos com formalização pelo e-mail respostaimplurb@outlook.com.

O requerente deve enviar o requerimento padrão, por e-mail, que é encontrado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br.), com os documentos necessários em formato PDF.

A Gerência de Atendimento (Geat) está funcionando internamente, por escalas, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, atendendo pelo número (92) 3625-5068.

Contatos do Implurb

Gerência de Atendimento (Geat) – (92) 3625-5068, somente de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, para agendamento prévio. E-mail – respostaimplurb@outlook.com

Gerência de Cálculo e Arrecadação (GCA) – implurb.pmm@hotmail.com

Disque-Ordem e Denúncias – todas as denúncias e reclamações serão formalizadas apenas via e-mail, pelo endereço ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br

Diretoria de Operação (Diop) – atendimento para processos, pareceres e legislação urbana, pelo (92) 98855-1630. E-mail – diop.implurb@pmm.am.gov.br

Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap) – parecer.diap@gmail.com

Gerência Informação Técnica (Git)gat.implurb@pmm.am.gov.br

Gerência de Parcelamento do Solo (GPS) – gps.implurb@pmm.am.gov.br

Gerência de Projetos de Interesse Social (Gapis) – gapis.implurb@pmm.am.gov.br

Gerência de Levantamento Técnico (GLT) – glt.implurb@pmm.am.gov.br

Gerência de Engenhos Publicitários (GEO) – gep.implurb@pmm.am.gov.br

Gerência de Comércio Fixo e Áreas Públicas (Gfap) – gae.implurb@pmm.am.gov.br

Divisão de Controle (Dicon) – dicon.implurb@pmm.am.gov.br

Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) – gerencia.gmu@gmail.com

Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU) – ctpcu.implurb@pmm.am.gov.br

Comissão Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) – cmdu.implurb@pmm.am.gov.br

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Fiscalizações de obras irregulares pela prefeitura têm alta em 2023 

Redação Am

Casarão da Inovação Cassina sedia mais um evento importante sobre Educação

Redação Am

Prefeitura de Manaus avança na substituição emergencial de drenagem profunda na avenida Atlântica e libera a via para o tráfego de veículos

Redação Am