Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) estiveram, nesta segunda-feira, 24/7, em diversas localidades da capital para acompanhar a retomada do abastecimento de água.
Bairros Raiz, São Francisco, Praça 14 de Janeiro e da União foram algumas das áreas visitadas pelos técnicos. Em todas os locais inspecionados, o abastecimento estava normalizado ou em processo de retomada com a pressão da água aumentando de forma gradual. As vistorias vão continuar ao longo da semana.
Além das áreas afetadas, técnicos da Ageman estiveram ainda no Complexo Ponta do Ismael, no bairro Compensa, zona Oeste, e atestaram o pleno funcionamento das Estações de Tratamento de Água 1 e 2.
As equipes da Ageman também acompanharam as ações no Centro de Controle Operacional da empresa Águas de Manaus, onde tiveram a oportunidade de acompanhar a retomada do serviço, bem como ocorrências pontuais de falta d’água que estavam sendo atendidas pela concessionária.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior, informou que o órgão regulador notificou a empresa Águas de Manaus para prestar os esclarecimentos, em até 48 horas, referentes às causas e procedimentos adotados nos últimos dias a fim de sanar o problema de desabastecimento de água tratada na capital, assim como as medidas preventivas que deverão ser aplicadas como forma de evitar futuros episódios semelhantes.
“A Ageman vai analisar todas as informações prestadas pela empresa Águas de Manaus e caso seja comprovado que houve ineficiência ou erro de procedimento por parte das condutas adotadas pela concessionária, o órgão regulador municipal poderá multar a empresa. Vamos aguardar o envio dessas informações”, afirmou Elson.
Dentre as informações solicitadas pela Ageman à empresa estão os fatos geradores que ocasionaram a interrupção do abastecimento, horário da ocorrência, sistemas e bairros afetados, os procedimentos adotados após a ocorrência, com a devida cronologia das ações corretivas, os critérios adotados para disponibilização de carros-pipa, informando a quantidade disponibilizada e respectivas localidades atendidas, a cronologia dos níveis dos reservatórios, quando do restabelecimento dos serviços e as localidades que ainda permanecem afetadas, e as respectivas causas do desabastecimento dessas áreas.
Desde sexta-feira, 21, à tarde, a Ageman, por meio de seus técnicos, está acompanhando e monitorando as manutenções emergenciais realizadas nas dependências do Complexo Ponta do Ismael, bem como determinou também o envio de carro-pipa para abastecer diversas áreas da cidade como unidades de saúde de urgência e emergência, além de bairros, de acordo com a demanda dos usuários.
O serviço foi paralisado na tarde de sexta-feira, depois que a concessionária Amazonas Energia suspendeu o fornecimento de energia para o Complexo Ponta do Ismael, sistema responsável por garantir o abastecimento de água para mais de 40% das áreas da cidade. A retomada do serviço ficou comprometida ao longo de todo o fim de semana e se estendeu ainda nesta segunda-feira.
Fotos – Divulgação/ Ageman