Portal Uno Midias
Cotidiano

“Filhos para Sempre”: DPE-AM garante acessibilidade a assistidos surdos durante oficina sobre convivência familiar

Presença de intérpretes buscou assegurar inclusão, em parceria com a Seped, Seduc e Sejusc

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) garantiu acessibilidade a dois assistidos surdos durante a 16ª edição do projeto “Filhos para Sempre”, a partir da presença de intérpretes de libras. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (6), no auditório da sede, localizada na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. 

Segundo o defensor público Helom Nunes, coordenador do evento, este foi um momento inédito para o projeto, pois concretiza o papel da Defensoria em proporcionar acesso à justiça a todos os assistidos, independentemente de qualquer situação.

“É dever da Defensoria Pública enfrentar e superar todas as vulnerabilidades e barreiras para alcançar os assistidos, em qualquer condição que eles se encontrem. Estamos nesse momento desenvolvendo e possibilitando, por meio desse projeto, que os assistidos com deficiência também tenham oportunidade o acesso à Justiça com a qualidade oferecida regularmente”, afirmou.  

A emoção e felicidade também está presente no relato de Abraão Assis e Quézia Muniz, que contaram com o apoio dos intérpretes Carol Sena e Cláudio Saraiva para compreender o processo do divórcio e o direito das crianças e adolescentes à convivência familiar.

“Estou muito emocionado de poder participar do evento com uma comunicação plena, dessa forma eu consigo entender e participar, assim como os ouvintes. Essa é uma palestra muito importante para entendermos o processo do divórcio, com as questões sentimentais e a importância da convivência familiar”, disse Abraão. 

Após a atividade, a dona de casa Quézia Muniz afirmou que, a partir de agora, o divórcio será um processo tranquilo e com parceria, pensando o melhor para o filho. 

“Enquanto estou acompanhando o evento, eu me sinto emocionada por realmente me sentir incluída. O divórcio é um processo muito doloroso, aqui aprendemos a importância de entendermos os nossos sentimentos. Essa oficina vai melhorar muito a nossa convivência, os nossos contatos e com o nosso filho também”, declarou.

A disponibilização de intérpretes de libras ocorreu em parceria com as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

“Essa atribuição conjunta de órgãos do Estado possibilita que essas pessoas tenham o mesmo padrão de atendimento de qualidade de qualquer outro assistido, sem que sejam diminuídas ou discriminadas na efetivação do acesso à Justiça pela Defensoria Pública”, concluiu o defensor Helom. 

A próxima edição do projeto “Filhos para Sempre” ocorrerá no próximo mês, no dia 9 de julho, às 9h. 

*Projeto “Filhos para Sempre”*
O projeto oferece oficinas de educação em direitos para assistidos que estão em conflitos relacionados à convivência familiar entre pais e filhos. Desenvolvido pela 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Família, o “Filhos para Sempre” busca destacar as funções institucionais da Defensoria em educação em direitos e cidadania, buscando colaborar para a qualidade da assistência jurídica e satisfação a pessoas atendidas.

Texto: Isabella Lima
Fotos: Marcus Bessa/DPE-AM

#dpeam #amazonas

The post “Filhos para Sempre”: DPE-AM garante acessibilidade a assistidos surdos durante oficina sobre convivência familiar appeared first on amazonaspix.com.br.

The post “Filhos para Sempre”: DPE-AM garante acessibilidade a assistidos surdos durante oficina sobre convivência familiar appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Alexandre de Moraes reafirma legalidade de atos no TSE

Governo deve apresentar nova proposta para servidores da Educação

Bloco da Terreirada reúne no Rio famílias e foliões criativos