Portal Uno Midias
Cidade Cultura

Festival Folclórico do Amazonas apresenta os campeões da Categoria Ouro

Os vencedores da Categoria Ouro do 64° Festival Folclórico do Amazonas foram definidos nessa terça-feira, 26/6, no auditório do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial, zona Sul. O festival, que aconteceu entre os dias 10 e 23 de julho, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Ao todo, 64 grupos folclóricos levaram espetáculos ao CCPA e seis bois-bumbás (Master A e B) ao Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo.

De acordo com diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a atual edição do festival folclórico foi um sucesso total e movimentou o público e os folcloristas, além da economia criativa local. “Estávamos há dois anos sem a realização do evento de forma presencial e isso gerou uma expectativa muito grande em todos, especialmente nos brincantes, mas, superamos. Obtivemos êxito em todas as áreas. Quanto à apuração, ela ocorreu de forma organizada e pacífica“, afirmou o presidente.

O diretor de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, José Luís de Almeida, presidiu a mesa de apuração formada pela representante do jurídico da pasta, Ane Paiva, e membros dos grupos e associações folclóricas.

“Todos os grupos estão de parabéns. Quem acompanhou as apresentações, pode observar a garra e a vontade de retornar ao palco do festival folclórico depois de dois anos”, reconheceu José Luís.

Apuração

O primeiro dia de apuração foi dedicado aos grupos folclóricos. Os campeões da Categoria Ouro na modalidade Quadrilha foram: Junina Caipira na Roça (Tradicional); As Poderosas na Roça (Cômica); Em Busca da Paz (Duelo); e Show Funk na Roça (Alternativa).

Marcio Caipira, responsável pela quadrilha tradicional bicampeã do festival, comemorou a vitória atribuída à comunidade do Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. “Fizemos uma apresentação voltada para a questão do milagre em nossos corações, em manter acesa a chama do candeeiro que está dentro de cada brincante que faz cultura popular no nosso Estado”, disse.

Dos 10 grupos de Ciranda, o vencedor desta edição foi o Rosas de Ouro. A agremiação do bairro Armando Mendes, zona Leste, homenageou o Festival Folclórico de Parintins.

“Este troféu representa o retorno do folclore ao Povos da Amazônia e o engrandecimento dos grupos folclóricos. Esperamos que o festival continue crescendo, como ele merece. É uma coroa ao trabalho bem feito não só da nossa ciranda, como de todos da categoria ouro”, destacou Francisco de Souza, representante da Rosas de Ouro.

Também comemoraram o título de campeões: Justiceiros do Sertão (Dança Nordestina), Baniwa (Cacetinho), Maués (Tribos), Café XV de Outubro (Dança Nacional), Caxemira (Dança Internacional), Serafina (Dança Regional), Estrelinha (Garrote Regional) e Brilho do Campo (Garrote Tradicional).

O segundo e último dia de apuração acontece nesta quarta-feira, 27/7, quando serão conhecidos os vencedores dos bois-bumbás (Master A e B).

Sucesso de público

Segundo o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, a 64ª edição da Categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas marcou a volta do formato presencial ao local de origem e a receptividade do público.

“Uma vez trazendo o evento para o Povos da Amazônia, que foi preparado para receber este público, em 14 dias de festival folclórico tivemos o apoio dos órgãos de segurança e saúde, com baixa adesão às ocorrências e um quantitativo de público de 80 mil pessoas, entre os Povos (da Amazônia) e o sambódromo”, comemorou o secretário.

Além das danças, o evento contou com mais de 40 permissionários na praça de alimentação e na venda de artesanatos, fomentando a geração de emprego e renda no Estado. Ao todo, a programação completa do FFA reuniu cerca de 200 mil pessoas, somando o público que prestigiou as categorias bronze, prata, ouro e grupo de acesso.


Texto – Divulgação / Manauscult

Fotos – Divulgação / Manauscult

RELACIONADOS

Prefeitura avança com obras e inclui outras 1,7 mil ruas na agenda de infraestrutura

Redação Am

Prefeitura instala semáforo para travessia de pedestres na entrada do T1

Redação Am

Prefeito inaugura pontos de vacinação contra Covid-19 para crianças em escolas municipais e anuncia retorno das aulas presenciais no dia 14/2

Redação Am