Portal Uno Midias
Cultura

Festival Cultura Urbana premia vencedores das batalhas de Break Dance e All Style

A segunda edição do Festival Cultura Urbana premiou os vencedores das batalhas de Break Dance e All Style, neste domingo (14/11), no encerramento do evento, que aconteceu no Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo. O projeto faz parte do programa +Cultura, um pacote de ações do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Wilson Carlos, o Bolota, foi o vencedor na batalha de Break Dance, e Rodrigo Buiu ficou com o primeiro lugar no All Style. Os dois foram premiados com R$ 1 mil.

O segundo colocado do Break Dance foi Ariel Barbosa, enquanto Tiago Nery garantiu a segunda vaga no All Style. Cada um recebeu R$ 500. 

Renan Araújo, o bboy Yude, de Brasília, foi o jurado de breaking, e Fernando Castelo Branco, de Manaus, jurado de AllStyle.

O secretário Marcos Apolo Muniz destacou que o festival, realizado em cada dia de evento em um ponto diferente – na pista de skate do São José, no anfiteatro do Jorge Teixeira e no Parque Rio Negro, no São Raimundo –, aproxima a comunidade e o segmento.

“Em parceria com os movimentos, queremos descentralizar as atividades culturais e levar para os bairros, para o interior, para que as comunidades tenham acesso à arte”, afirmou o titular da pasta.

Finalistas – Ariel Barbosa, do Nativos Crew, contou que o primeiro contato dele com o break aconteceu em 2007, em um projeto do bairro Monte Sião. Ele reforçou que, por meio da dança, participou de eventos nacionais e internacionais como competidor.

“Aos 29 anos, eu represento o Monte Sião e o meu estilo de dança”, afirmou.

Tiago Nery disse que, além de uma ferramenta de dança, o Hip Hop recupera as pessoas das drogas e da depressão. Coordenador do projeto SKProject, com atuação no Japiim, o professor de dança afirmou que o festival contribui para que as pessoas percebam o segmento como positivo.  

“Dentro do Hip Hop, todo mundo é igual, e eu espero que o Cultura Urbana tenha continuidade para que, no futuro, seja um festival para os nossos filhos e nossos netos”, comentou. 

Programação – A Artigo 5 Cia de Dança abriu a noite com estilos do Street Dance, como Popping, Locking, Breaking, House Dance e Hip Hop FreeStyle. O Coletivo 333 também entrou em cena, com o rap que nasceu no Centro de Manaus. O evento contou ainda com a participação dos DJs Kinua e Wkilla. 


FOTOS: Michael Dantas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Vice-governador Tadeu de Souza recebe delegação da Áustria e destaca cultura e projetos voltados para meio ambiente

Redação Am

Festival Folclórico do Amazonas apresenta os campeões da Categoria Ouro

Redação

Inscrições para credenciar eleitores do Conselho Estadual de Cultura estão abertas

Redação Am