Portal Uno Midias
Cultura

Festival Amazonas de Ópera promove palestras gratuitas com dramaturgista Ligiana Costa

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, inicia, nesta quinta-feira (28/04), o ciclo de palestras, intitulado “Se Preparando para Ópera”, com a dramaturgista Ligiana Costa. A iniciativa, parte da programação do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), tem por objetivo facilitar a compreensão da arte lírica e estreitar a proximidade entre os repertórios e o público.

A ação tem entrada gratuita e os encontros vão acontecer no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro), na sala de música, sempre um dia antes de cada estreia.   

A primeira palestra é sobre a ópera italiana “Il Tabarro”, de Giacomo Puccini, que abre o Festival Amazonas de Ópera, nesta sexta-feira (29/04), no Teatro Amazonas.

“A ideia é explicar as montagens das óperas, contextualizar para o público o que representa cada espetáculo. A iniciativa não é muito comum no Brasil, portanto, acontece pela primeira vez no festival do Amazonas, o que comprova que estamos nos afinando com a tendência do mundo da ópera em geral”, afirma Ligiana Costa, que também é musicóloga.

As palestras iniciam às 18h, têm duração de 60 minutos. A programação segue no dia 29 de abril, sobre “O Caixeiro da Taverna”; 14 de maio, com “O Menino Maluquinho”; e 28 de maio, com “Il Trovatore”.

Formação de plateia – Segundo a dramaturgista, a iniciativa tem a proposta de preparar a plateia, explorar a riqueza de detalhes da ópera, independentemente do conhecimento lírico.

“As pessoas ficarão mais instrumentalizadas para usufruir de uma forma mais completa cada repertório. Muitas vezes as pessoas acompanham a ópera, escutam aquele som, aquele canto, se emocionam, mas não têm a profundidade que o gênero requer e, com as palestras antes de cada espetáculo, esse entendimento será facilitado”, comenta Ligiana Costa.  

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que as palestras gratuitas fortalecem as ações do Governo do Estado, ao aproximar o público das diversas expressões culturais.

“O Festival Amazonas de Ópera chegou a sua 24ª edição com uma resposta muito positiva do público. E o ciclo de palestras tem este contexto didático, que fortalece esta proposta. A plateia terá conhecimento prévio de tudo que será visto no palco do Teatro Amazonas, o que tornará o espetáculo ainda mais atraente”, destaca o secretário.

Festival – O FAO vai acontecer entre os dias 29 de abril e 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior (veja programação completa). As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

*Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Espetáculo Viva a Páscoa deve bater recorde de público durante apresentações em Manaus

Redação

Mestre Waldo Mafra (Mestre Barrô do Gambá)

Redação Am

Profissionais são premiados por reportagens sobre saneamento básico no 2º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental

Redação