Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

FEI e Cetam iniciam curso de técnico de enfermagem para indígenas de Careiro da Várzea e Autazes

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), iniciou, nesta quinta-feira (11/11), o curso técnico de enfermagem na comunidade indígena Mura Aldeia Santo Antônio, no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus).

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a realização de cursos como este é essencial e de grande importância para levar conhecimento aos povos indígenas.

“Com o início deste curso, muito em breve teremos parentes capacitados para atender outros. Além disso, esperamos que possamos levar cursos profissionalizantes a outros municípios afastados da capital, para que também possam ser capacitados e inseridos no mercado profissional”, disse.

O curso profissionalizante foi solicitado em 2015 pela Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV). Em razão desta demanda, a FEI e o Cetam se alinharam e puderam oferecer o curso, que tem duração de 18 meses, é voltado totalmente para indígenas de 14 aldeias de Careiro da Várzea e Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), que passaram por um processo seletivo para que pudessem iniciar as aulas.

A gestora acadêmica do Cetam de Careiro da Várzea, Mary Jane, explica a articulação feita pelos órgãos para que se pudesse levar o curso até a comunidade.

“Este é um curso técnico de enfermagem nível médio, onde foram contempladas 12 aldeias Muras do Careiro da Várzea e cinco de Autazes, que realizaram o processo seletivo e a partir daí o Cetam disponibilizou 40 vagas para os indígenas. Hoje iniciam as aulas que irão durar 18 meses, sendo adequadas aos indígenas, no período da manhã e à tarde, com matérias planejadas até em áreas medicinais”, finalizou.

FOTOS: Amaury Moraes/FEI

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo paga desapropriações e acelera o ritmo de construção do Anel Viário de Humaitá

Redação Am

Adaf promove atualização cadastral de animais em 13 municípios no mês de novembro

Redação Am

Após cinco meses de tratamento pelo RespirAR, casal que teve Covid-19 recebe alta

Redação Am