O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência fomenta a participação delas em pesquisas
O dia 11 de fevereiro marca as comemorações da participação das Mulheres e Meninas na Ciência. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), conta com 24 mulheres que realizam pesquisas sobre o câncer, buscando melhorias na assistência aos pacientes.
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela ONU-Mulheres, para reconhecer o papel fundamental exercido pelo público feminino na ciência e na tecnologia.
A data fomenta o papel de mulheres e meninas na ciência e incentiva a participação delas nessa área.
Ciência na FCecon
Na Fundação Cecon, 24 pesquisadoras realizam 78 estudos, entre programas de Doutorado, Mestrado, pesquisas com institutos nacionais e internacionais, além de orientação em iniciação científica para universitários. O objetivo é buscar melhorias para a assistência oncológica oferecida no sistema público de saúde.
“As nossas pesquisadoras estão na FCecon buscando estudar o paciente oncológico e trazer mais conhecimento dessa área tão importante para a nossa sociedade”, destaca a pesquisadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon, a farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins.
São estudadas diversas temáticas da oncologia, como o câncer de colo uterino, colorretal, de próstata, mama, pênis, de tireoide, aspectos genéticos e epigenéticos, aspectos nutricionais e psicológicos relacionados à oncologia, entre outros.
Contribuição
Uma das pesquisadoras que atuam na FCecon é a cirurgiã-dentista Lia Mizobe Ono, que coordena um estudo sobre a associação de vírus oncogênicos e o câncer de tireoide. A pesquisa foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Amazônidas – “Mulheres e Meninas na Ciência”.
“Esse estudo é inédito no Amazonas e, se ele for bem-sucedido, quem sabe, no futuro, poderemos criar vacinas para a prevenção deste tipo de câncer ou, talvez, conseguir o diagnóstico através de um exame simples”, explica Lia Mizobe.
Parcerias
Para a realização das pesquisas, há diversas parcerias com institutos como, Fapeam, A.C. Camargo Cancer Center e Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Cecon
Foto: Divulgação
The post FCecon conta com 24 mulheres no desenvolvimento de pesquisas appeared first on amazonaspix.com.br.
The post FCecon conta com 24 mulheres no desenvolvimento de pesquisas appeared first on amazonaspix.com.br.