Portal Uno Midias
Cotidiano

Fapeam anuncia resultados de editais de apoio à pesquisa e ao empreendedorismo inovador

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou nesta segunda-feira (31/05) apoio a 40 projetos para fortalecer o empreendedorismo de base tecnológica e pesquisas a serem desenvolvidas na capital e no interior do estado. Os projetos beneficiados foram aprovados nos editais do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova II); Programa Fapeam: Mulheres na Ciência; e Programa Amazônidas- Mulheres e Meninas na Ciência.

Para os três editais, foram disponibilizados R$ 11.714.304,00, recursos oriundos do tesouro estadual e da parceria entre a Fapeam e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os projetos apoiados no edital têm prazo de execução de 12 e 18 meses.

“Os editais exclusivos para mulheres cientistas são ações afirmativas e inéditas no estado, constituídas pelo Governo do Amazonas, via Fapeam, para incentivar uma maior participação feminina no campo da pesquisa, tecnologia e inovação, com projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do estado. Dados da Unesco apontam que menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Na área de empreendedorismo de base tecnológica, o Tecnova II vem para fortalecer o ecossistema de inovação no estado, por meio da parceria entre a Fapeam e a Finep”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação  (Sedecti), Jório Albuquerque, destacou a importância das ações. “Não só é um investimento expressivo. Incentiva a participação das mulheres e meninas para esse mundo da ciência, tecnologia e inovação, gerando muitas oportunidades e abrindo o acesso a oportunidades de fazer a diferença mais à frente”, pontuou.

Os programas para mulheres cientistas, ofertados pela primeira vez no Amazonas, surpreenderam de forma positiva, com 136 inscrições. As propostas passaram pela análise da equipe técnica e avaliação do comitê de especialistas. Na análise de mérito foram aprovadas 25 propostas, sete a mais do que estava previsto no edital do Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência. A ação visa a ampliação da participação de mulheres na liderança de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores.

Específico para o interior do Amazonas, o edital Fapeam: Mulheres na Ciência aprovou 14 projetos dos seguintes municípios do Amazonas: Itacoatiara, Coari, Lábrea, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Tefé. O programa tem o intuito de encorajar a participação de mulheres no sistema local de ciência, tecnologia e inovação e reduzir o desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias.

Na área de empreendedorismo, o Tecnova II fomenta, por meio de subvenção econômica, a pesquisa e o desenvolvimento de processos ou produtos inovadores associados às oportunidades de mercado. Esta edição selecionou projeto na área de tecnologias da informação e comunicação.

Os resultados dos editais podem ser conferidos em: http://www.fapeam.am.gov.br/

FOTOS: Érico Xavier 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Secom pede investigação de postagens com fake news sobre ações no RS

TSE deve aprovar regras para uso da inteligência artificial na eleição

Saiba os locais onde haverá vacinação contra dengue no DF