Cerca de 200 de pessoas realizam um protesto em frente ao Fórum Ministro Henock Reis, no bairro São Francisco, em Manaus, na manhã desta segunda-feira (26). Familiares de detentos reivindicam melhorias nas estruturas das unidades prisionais e cobram melhores condições de higiene e alimentação dentro das celas, além do retorno das visitas durante todos os finais de semana.
Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão no local do protesto para ajudar dar fluidez ao trânsito. A Polícia Militar (PM), também foi acionada.
Esposa de um dos detentos, a industriária Nazaré Alves disse que os detentos têm reclamado das péssimas condições nos presídios. “Eles (detentos) já estão pagando pelo que fizeram. Nós aqui fora não somos bandidos e queremos cobrar melhorias pela situação que os nossos familiares que estão presos estão passando”, disse.
Com faixas e cartazes, os manifestantes bloqueiam o retorno em frente ao Fórum Henock Reis. No entanto, conforme os agentes do IMMU, o trânsito ainda é considerado normal, porque os manifestantes liberam a pista por alguns minutos para a passagem dos veículos.
O G1 solicitou nota da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), sobre a reivindicação dos familiares dos detentos, e ainda aguarda resposta
*Com informações de G1 Amazonas