Portal Uno Midias
Plantão Policial

Falsa médica é presa por atender crianças com doenças graves e dar aulas em faculdades em Manaus

Uma mulher identificada como Sophia Livas de Morais Almeida foi presa em flagrante nesta segunda-feira (19), dentro de uma academia em Manaus, acusada de atuar ilegalmente como médica cardiopediatra. A mulher atendia crianças com doenças cardíacas graves e gestantes com fetos com malformações, mesmo sem possuir qualquer formação em Medicina.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Sophia é, na verdade, formada em Educação Física e usava falsos títulos para se passar por especialista na área de cardiopediatria há pelo menos dois anos. Além dos atendimentos clínicos, ela também lecionava em instituições de ensino superior.

A prisão foi realizada no âmbito da Operação Azoth, coordenada pelo delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). A investigação também apura o uso de influência política falsa: a mulher afirmava ser “sobrinha” de uma autoridade pública e chegou a frequentar ambientes institucionais, como o Ministério da Saúde, em Brasília.

Entre as vítimas da suposta médica estão crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo relatos, Sophia chegou a prescrever medicamentos de tarja preta a esses pacientes. Em outro caso, dois trabalhadores foram atendidos por ela e receberam atestados falsos, o que resultou na demissão por justa causa após a fraude ser descoberta pelas empresas.

A polícia cumpriu mandado de prisão preventiva e busca e apreensão e segue investigando o caso. A população é orientada a denunciar caso reconheça a mulher ou tenha sido vítima dos falsos atendimentos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Batalhão Ambiental apreendeu mais de 20 metros cúbicos madeira ilegal, no São José

Redação Am

Polícia Militar prendeu seis pessoas nas últimas 24 horas, no interior

Redação Am

Jovem é detido pela PMAM com mais de 100 porções de entorpecentes, no bairro Nova Cidade

Redação Am