O Governo do Amazonas realizou, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), uma visita estratégica em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), para conhecer as atividades esportivas locais, na quarta-feira (22/03). Na ocasião, a equipe do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (+Pelci) participou de encontros com lideranças esportivas, adolescentes e jovens de projetos sociais
“Estamos visitando os interiores do estado do Amazonas para conhecer a realidade esportiva dos municípios, agora na área metropolitana de Manaus. Estivemos em Presidente Figueiredo e agora em Itacoatiara, queremos que o +Pelci chegue a mais regiões do interior e assim cumprir o propósito do governador Wilson Lima de revelar grandes atletas”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
O primeiro encontro da agenda aconteceu na Escola Estadual GM Deputado João Valério de Oliveira e contou com mais de 350 adolescentes e jovens, além de representantes desportivos locais do patins, skate, basquete, handebol, futevôlei, MMA e ciclismo. Estavam presentes os presidentes dos clubes de futebol Penarol Atlético Clube, Ila Andrade, e do JC Futebol Clube, João Carlos.
“É muito importante receber em nosso município representantes do esporte amazonense como o medalhista olímpico Sandro Viana e o campeão mundial de futevôlei Guigui. Só temos a agradecer ao nosso governador Wilson Lima, por esse evento que foi um privilégio para nossos alunos conhecerem esses esportistas, pois sabemos que o esporte é vida”, afirmou a professora de educação física, Edilza Lima.
A equipe técnica do +Pelci ainda visitou a Associação Guerreiros de Itacoatiara de lutas, que reúne 50 atletas com perspectiva para disputar campeonatos internacionais. Por meio do Projeto Formando Campeões, o Governo do Amazonas visa potencializar atletas do alto rendimento de Itacoatiara.
O programa +Pelci já soma mais de 10 mil atletas em todo o estado do Amazonas e já é considerado o maior projeto socioesportivo do Brasil. São mais de 35 núcleos na capital e os seis polos no interior localizados nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.
FOTOS: Rudson Renan/Faar