Portal Uno Midias
Brasil

Exportação: crédito do Proex já pode ser usado na modalidade pré-embarque

Desde a última quinta-feira (11), empresas exportadoras podem solicitar financiamentos na modalidade pré-embarque, no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). A autorização para o início dos desembolsos foi dada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Em abril, a Camex aprovou a ampliação do Proex para incluir o financiamento antes do embarque das mercadorias, com a regulamentação finalizada pelo Tesouro Nacional e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em junho. Até então, o Proex oferecia crédito apenas na fase pós-embarque, após a comprovação do envio das mercadorias ou faturamento dos serviços.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) destacou que a ampliação do Proex visa beneficiar especialmente o setor de defesa e empresas de pequeno e médio porte, que enfrentam dificuldades para acessar financiamentos oferecidos por bancos privados. Com a nova modalidade, o desembolso poderá ocorrer até 180 dias antes da exportação e será necessário comprovar a operação em até 15 dias da data prevista no cronograma aprovado.

 

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

MG está entre os estados com maior proporção de áreas de risco em relação à área urbana

Brasil 61

População afirma que presidente eleito deve priorizar saúde, educação e geração de emprego, aponta pesquisa

Redação

Aumenta o número de municípios com mais de 20 mil habitantes

Brasil 61