Portal Uno Midias
Interior

Expedição Cultural inicia segunda fase pelo interior do Amazonas

A segunda fase da terceira edição da “Expedição Cultural”, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, segue até o dia 22 de novembro, com roteiro pelos municípios de Coari, Tefé, Alvarães, Uarini, Tabatinga e Benjamin Constant. O projeto faz parte do programa +Cultura, um pacote de ações voltadas à cultura e à economia criativa, anunciado pelo governador Wilson Lima.

De acordo com o secretário executivo da pasta, Candido Jeremias, o projeto busca apresentar alternativas de desenvolvimento cultural para cada localidade.

“A Expedição foi muito bem aceita pelos 14 municípios que já percorreu nessas três edições do projeto. É uma ação consolidada que tem o objetivo, além de garantir acesso às atividades artístico-culturais, de mostrar alternativas de desenvolvimento cultural em cada cidade”, destaca.

A programação desta segunda fase conta com os espetáculos “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz; “Provérbios de Burro”, de Ítalo Rui; “Pai” e “da Silva”, do Ateliê 23. Tem ainda a exposição fotográfica coletiva “Olhares da Cena” e oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, com Taciano Soares; Iniciação Teatral, com Klindson Cruz; Noções de Libras, com Marcelo Costa, além da exibição dos filmes “A Bela é Poc”, do Ateliê 23; “Terra Nova” e “Enterrado no Quintal”, da Artrupe.

Segundo o ator e diretor Taciano Soares, Coari abriu o roteiro da segunda etapa, com atividades na Escola Municipal Agenor Smith.

“A adesão dos alunos, com idade entre 12 e 16 anos, foi total, com a participação dos pais. Percebemos o interesse pela diversidade da nossa programação, eles foram atenciosos, foi bonito de ver”, afirma o artista.

Taciano explica que o projeto funciona como um intercâmbio entre os artistas de Manaus e os que compõem a cadeia produtiva da cultura no interior.

“Esses encontros são muito relevantes para pensarmos em territorialização e apresentar os nossos produtos a artistas, produtores, comunidade e manifestações culturais”, comenta o diretor. “Acredito nesses encontros como sementes que podem ser plantadas para reverberação futuras”.

Além de Taciano Soares, a equipe da segunda fase é composta por Ítalo Rui, Klindson Cruz e Marcelo Costa.

FOTOS: Taciano Soares

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo entrega, em Coari, 10º posto de atendimento da Jucea no interior

Redação Am

Em Brasília, Wilson Lima diz que novos decretos do marco do saneamento vão permitir mais avanços no Amazonas

Redação Am

Programa SOS Vicinais atenderá mais três comunidades no interior do estado do Amazonas

Redação Am