Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Leonor Santiago Mourão, na zona centro-sul de Manaus, tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (05/10). O grupo foi ao Circo Ramito, no “Festival do Circo”, promovido pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). Ao todo, 500 alunos vão participar da ação alusiva ao Dia das Crianças, até quinta-feira (07/10), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
As amigas Maria Eduarda Barroso e Vitória Pinheiro, ambas de 12 anos, tiveram a primeira experiência no circo e ficaram muito felizes com a oportunidade.
“O show foi maravilhoso, as pessoas que prepararam a apresentação foram perfeitas. O requisito da escola para trazer a gente foi ter sido vacinado, mas eu espero que meus colegas possam vir em uma outra oportunidade. Foi como um descanso da sala de aula, e está sendo bem divertido’, opinou Maria.
Para Vitória, a iniciativa estimula que os colegas não vacinados optem por tomar o imunizante. “Eu achei muito legal, gostei muito. Teve muitas brincadeiras, a que eu mais gostei foi da menina que se apresentou com o bambolê. Queria que meus colegas tivessem vindo, ia ser mais divertido, e eles têm que se vacinar para poder vir. É importante que todos se vacinem”, observou a estudante.
Neste primeiro dia, os visitantes foram alunos das coordenadorias distritais de Educação (CDEs) 1, 2, 3 e 4. Nos demais dias, será a vez das CDEs 5, 6 e 7. Os estudantes vão nos ônibus da Secretaria de Educação, acompanhados de professores e pedagogos.
A secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, diz que, nos três dias programados para a visita ao circo, os estudantes vão poder ter mais contato com o mundo das artes circenses.
“Retornamos às nossas atividades 100% presenciais e é um momento para distração, para a cultura. Esses alunos puderam participar mediante a apresentação do cartão de vacina e, com isso, a gente motiva quem não vacinou, a vacinar e dá o privilégio para quem já tomou a vacina”, reforça a secretária adjunta.
Festival – Este é o 1º Festival de Circo do Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para participar das apresentações e oficinas, o público deve apresentar uma carteira de vacinação com duas doses, ou dentro do intervalo para a aplicação da segunda dose. Os locais também permitirão a entrada de até 75% da capacidade do espaço, conforme decreto governamental.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM