Portal Uno Midias
Educação

Estudantes da rede estadual transformam livro de poemas sobre a pandemia em minidocumentário

Um ano e seis meses após o lançamento do livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”, os estudantes da Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber estão levando os poemas que compõem a coletânea a um novo formato: o de minidocumentário. Conduzidos pelos professores Marcelo Silva e Erilda Duarte, eles iniciaram o projeto “Declamações”, uma série de vídeos que mostram os pequenos autores recitando seus textos autorais.

A iniciativa está disponível no YouTube, no canal “Estudando e Pesquisando”, por meio do link: https://bit.ly/39H1ucV. O objetivo é que, ao longo das próximas postagens, sejam disponibilizados vídeos de todos os poemas que integram “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”.

Até o momento, já podem ser conferidas as declamações “O valor de uma vida”, “Economia mundial”, “Eu quero meus coroas vivos” e “Flexibilização da quarentena”, das alunas Juliany Mitouzo, Yasmin Pacheco, Ana Cecília e Glenda Thais, respectivamente.

“A ideia do documentário surgiu da necessidade de trabalhar a declamação de poemas [por isso o título ‘Declamações’]. Pretendemos continuar trabalhando com este projeto nos próximos anos, mas queremos não somente ensinar os alunos a construírem seus poemas. Queremos também trabalhar a declamação de cada um deles, visto que o poema é o texto escrito, e a poesia é a emoção e o encanto que se originam dele”, destacou Marcelo Silva.

O educador acredita que os episódios gravados das declamações podem servir de um rico material pedagógico e continuar ajudando os estudantes que seguirão na unidade escolar. “Além disso, será uma mídia que poderá ser usada para trabalhar o processo de leitura com toda a classe”, frisou.

Poesia falada – Participam de “Declamações” todos os alunos autores de “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”. Cada episódio é gravado em algum ponto turístico de Manaus, respeitando todos os protocolos de segurança e em consentimento da direção escolar, dos familiares e também da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), responsável pela Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber.

A estudante Yasmin Pacheco, do 5º ano do Ensino Fundamental, adorou a experiência de declamar, em vídeo, o seu poema “Economia mundial”. “Participar da produção desse minidocumentário me ajudou a transmitir de modo claro as minhas ideias e sentimentos por meio da leitura”, disse.

Assim como o livro de poemas incentivou os alunos da unidade a se interessarem pelo gênero textual, a estudante Glenda Thais defende que “Declamações” terá o mesmo efeito. “Tenho certeza que o nosso minidocumentário será usado para auxiliar outras crianças no desenvolvimento da leitura”, concluiu.

Além do canal no YouTube, os vídeos podem ser conferidos, também, no Facebook e no Instagram oficiais da unidade (@wilmageber) e das turmas (@estudandoepesquisando). “Já finalizamos quatro episódios e começamos a publicá-los nestas contas. Até o final do ano, continuaremos postando os demais. Estamos gravando uma média de um [episódio] por semana”, acrescentou Marcelo Silva.

Repercussão – Lançado no ano passado, o livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena” trouxe bons frutos à Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber. Professores de outras unidades da rede estadual, como o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, adquiriram a coletânea de poemas e o grupo foi convidado para gravar diversas entrevistas, inclusive um especial para o programa “Cemeando”, promovido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

“Também fomos chamados pela direção do Ceti Elisa Bessa para participar da feira literária ‘Semana do Livro e da Biblioteca’, que acontecerá em novembro, e uma escritora local requisitou e gravou uma entrevista com dois de nossos alunos escritores. O livro passou ainda a ser usado pelos professores em trabalhos pedagógicos envolvendo a literatura infantil, e os demais alunos começaram a se interessar mais pelo gênero textual do poema, a partir da publicação dos seus colegas”, finalizou o professor.

Nova edição – Após o sucesso da obra de poemas, Marcelo Silva e os estudantes envolvidos trabalham, agora, em uma continuação, intitulada “Pandemia: Antologia Poética de Uma Esperança”.

FOTOS: Divulgação/Marcelo Silva

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

Jamil Maciel

Escolas estaduais recebem formação sobre procedimentos adequados em casos de violência sexual

Redação Am

Início das aulas do Cetam Galileia dá pontapé na preparação de mais de dois mil alunos

Redação Am