As cônicas são figuras geométricas que surgem dos cortes de um outro símbolo, o cone. Elas podem ser encontradas em diversas obras e pontos turísticos, com diferentes aplicações. Com essa proposta, os alunos da Escola Estadual Tiradentes construíram maquetes e produziram cartazes com intuito de identificar as figuras cônicas presentes em pontos turísticos nacionais e internacionais.
A atividade foi desenvolvida com 120 estudantes do Ensino Médio e considerou conceitos, elementos e formas cônicas encontradas em prédios como o Teatro Amazonas e a Ponte Juscelino Kubitschek, com suas parábolas; a Catedral de Brasília, em formato de hipérbole; e o Coliseu de Roma, em modelo de elipse.
A professora Maria Leonilda de França Pinheiro explica que a ideia do projeto surgiu da necessidade de mostrar que o estudo das cônicas vai além de conceitos e cálculos algébricos.
“Essas figuras geométricas são de bastante relevância em vários domínios da Física, Engenharia, Arquitetura, Astrologia, Economia e outras. Logo, instigados pelos constantes questionamentos sobre o uso da Física e da Matemática, como: ‘Por que preciso estudar isso?’ ou ‘Onde vou usar isso no meu dia a dia?’. Decidimos, assim, aplicar esses conhecimentos de forma prática, o que resulta num aprendizado dinâmico e estimulante”, explicou a professora.
Segundo Leonilda, para entender o que são cônicas, é necessário levá-las além da sala de aula. Por isso, a atividade acabou sendo surpreendente. “Eles se superaram e eu fiquei supersatisfeita com o trabalho realizado pelos alunos, pois, somente com essa iniciativa, pude identificar em alguns a grande aptidão para Arquitetura e Engenharia. Foram trabalhos maravilhosos”, concluiu a educadora.
FOTOS: Divulgação/Seduc-AM