Portal Uno Midias
Tecnologia

Estudante de escola estadual conquista 8º lugar em concurso nacional de desenho sobre ciência e tecnologia

Gostar de Ciências está no sangue de Maria Eduarda Azevedo, de 13 anos. Ela cursa a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Altair Severiano Nunes, na zona centro-sul de Manaus e, inspirada no pai, que é mestre em Ciências, alcançou o 8º lugar no Concurso de Desenhos promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O concurso foi destinado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, e buscou um desenho que será utilizado como base para a criação da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, que será em outubro, no Distrito Federal.

Para compor o desenho, Maria conta que pesquisou sobre o início das Ciências no Brasil e fez uma curadoria para conseguir chegar a itens que mostrassem, em paralelo, o passado e o futuro. Após ficar entre os dez melhores do país, ela agora está ansiosa para ter o desenho exposto.

“Estou muito feliz, é uma posição muito legal. Meu pai é mestre em Ciências e eu me inspiro muito nele, e também sempre gostei de desenhar, aí foi muito legal participar. Tive várias ideias, meu pai me ajudou bastante e chegamos nesse resultado, que parte mostra a Ciência antiga e outra, a parte da evolução”, explica a estudante.

Ciência na Escola

A professora de Ciências Naturais da EETI Altair Severiano Nunes, Liane Lima, está sempre à procura de editais e materiais que possam popularizar e motivar os estudantes no estudo das Ciências. Para o edital do MCTI, ela submeteu cinco desenhos dos alunos da escola e diz que ficou feliz pela posição alcançada por Maria Eduarda.

“O mérito é dela, eu só fiz o link para mostrar para eles que é possível. Meu papel, como professora, é estar de olho na promoção da Ciência, e busco fazer isso com todos eles, inclusive, temos projetos aprovados pelo Programa Ciência na Escola, o PCE da Fapeam [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas]”, diz a professora.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ocas do conhecimento da Prefeitura de Manaus promove exposição alusiva ao Dia do Planeta Terra

Redação

MP Eleitoral usa inteligência artificial para agilizar trabalhos nas eleições

Redação

CBMM apresenta protótipo do 1º ônibus elétrico do mundo com bateria de nióbio

Brasil 61