
No último sábado (13), Adoneles Paes estreou como diretor de teatro com a peça “Ressentimento”, no Teatro Gebes Medeiros. O espetáculo narrou o drama de uma matriarca que, para blindar o filho de uma relação de amor duvidosa e evitar um golpe financeiro, acaba tomando atitudes que acarretam a tragédia familiar.
Escrita e dirigida por Adoneles Paes, a peça é uma adaptação do conto Vizinhas, contido em sua obra literária Banzeiros, publicada em 2023. No elenco contou com os atores Valéria Beatriz, Marcelo Oliveira, Sheila Albuquerque, Lorena Castelo Branco, Wendel Mourão, Joaquim Lincon e Gabriel Alcântara.
Ambientado em uma Amazônia ribeirinha conflituosa, o drama contou com iluminação cênica inspirada nas composição do Chiaroscuro a fim de refletir as emoções e a subjetividade complexa das personagens.
A exibição ocorreu durante a 4ª Mostra de Teatro da TRUPE DA MOSTRA TEATRO COMPANY” (MTC), um projeto idealizado e com direção geral de Júnior Persant, que objetiva reunir artistas e disseminar a arte pela região.
A produção teve apoio de Pró-Vest, com cessão de local para ensaios e preparação de elenco, além de profissionais disponibilizados pelo Teatro Gebes Medeiros no dia do evento.
Sobre o autor: Adoneles Paes, natural de São Sebastião do Uatumã – AM, tem 26 anos, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA. Tem três livros publicados e, como pesquisador, estuda a adaptação de literatura em outras artes.
“É muito feliz poder fazer uma adaptação teatral de uma obra literária minha que antes era apenas palavras e que naquele momento viraram ação, cena, visualidade no palco. A luz, as falas, a energia do atores e do espetáculo foram incríveis. Isso me deixou cheio de orgulho de ser um artista nortista.”

