Portal Uno Midias
Meio Ambiente

Estiagem: 637 mil pessoas foram afetadas no Amazonas

No Amazonas, 637 mil pessoas foram afetadas pela estiagem, conforme indica o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta quinta-feira (25). De acordo com as informações, todos os 62 municípios amazonenses continuam em situação de emergência devido à seca.

André Di Francesco, advogado e mestre em economia, informa que nos últimos anos, a região Amazônica sofreu de secas extremas. “Isso tem consequências devastadoras. Em primeiro lugar, a seca contribui para os incêndios florestais. A falta de chuva torna a floresta mais suscetível a incêndios, que além de destruí-las, liberam grandes quantidades de óxidos de carbono na atmosfera.”

O advogado destaca que a seca também ameaça a biodiversidade da Amazônia, já que a floresta abriga espécies que podem não ter sido descobertas. Para ele, a seca, junto com o desmatamento, está levando muitas dessas espécies à extinção.

“A seca também tem impactos sociais e econômicos profundos. Milhões de pessoas vivem na Amazônia e dependem da floresta para sua subsistência. A seca afeta a disponibilidade de recursos como a água e alimentos, tornando a vida mais difícil para essas comunidades”, ressalta.

Francesco explica que o reflexo direto na atividade econômica ocorre com a quebra das safras, que tem como consequência o aumento no preço dos alimentos que compõem a cesta básica.

Nível dos rios

O 3º boletim de alerta hidrológico da bacia do amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), mostra que:

  • Em Manaus, o nível atual do rio Negro é de 20,65 metros
  • Em Rio Branco, o nível atual do rio Acre é de 6,8 metros
  • Em Porto Velho, o nível atual do rio Madeira é de 7,37 metros

Leia mais:

Reforma: IPI foi mantido para garantir competitividade da Zona Franca de Manaus

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sema abre temporada de manejo do pirarucu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari

Redação Am

Oito em dez brasileiros adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, aponta pesquisa da CNI

Brasil 61

Filhote de ariranha é resgatado de turismo ilegal na RDS Rio Negro

Redação Am