A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 17/8, mais uma ação alusiva ao “Dia da Motivação da Leitura”. Desta vez, na escola municipal São Sebastião 2°, na comunidade São Sebastião, região do Tarumãzinho, rio Negro. O evento também reuniu estudantes das escolas municipais Ebenezer, Canaã e Raul Pompéia, ambas no rio Negro, que prestigiaram a apresentação do espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”, da Associação Arte Brasil.
Na Semed, a Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) coordena atividades extracurriculares, que visam o lúdico para estimular o aprendizado dos estudantes.
“Optamos por escolher a zona rural, porque é uma área que, geralmente, é mais difícil de levar os projetos. A escola São Sebastião tem um ambiente bom para o trabalho e a participação efetiva da comunidade. Então, foi um momento ímpar que agradou em cheio, tanto a comunidade como os professores. Esse momento representa o quanto o prefeito David Almeida e a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, valorizam a cultura e a arte para nossas escolas e crianças”, ressaltou o gerente da Gacpe, Mário Jorge Lima.
O espetáculo está inserido no projeto Circuito Cultural Teatro na zona rural, onde três comunidades foram selecionadas para receber oficinas, vivências, debates e apresentações. A iniciativa cultural foi contemplada pelo concurso Prêmio Manaus 2022 Thiago de Melo, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult).
“Esse espetáculo tem como base a linguagem de teatro de objetos, “Klaus” e contação de história. A gente justamente utiliza objetos do cotidiano para contar histórias e montar espetáculos de teatro”, afirmou a diretora do espetáculo e produtora cultural, Ana Cláudia Motta.
Atividade
Para o gestor da escola municipal São Sebastião, Robson Melo, a alegria tomou conta dos participantes, por ser uma atividade inédita realizada nesta área da cidade.
“Tenho certeza de que não só a comunidade e a escola São Sebastião, mas como todas as escolas que vieram, estão satisfeitas com esse momento diferenciado. Ao mesmo tempo de muita aprendizagem. Porque os alunos assistiram a algo que faz parte da leitura e da interpretação. Então, é uma iniciativa extraordinária da Prefeitura de Manaus, juntamente com a Semed e a ManausCult”, elogiou o gestor.
Para o estudante do 8° ano, Leônidas de Souza Xavier, 15 anos, foi um momento muito significativo e de novas aprendizagens.
“Esse espetáculo foi muito divertido para todos nós da área rural. Foi uma coisa boa trazer esse espetáculo para nossa escola. Eu achei bem legal”, enfatizou o estudante.
Sinopse
O espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol” apresenta a história de um cavaleiro que encontra-se totalmente preso em sua armadura e não consegue retirá-la do corpo. Para se libertar, o personagem parte rumo a uma jornada de autoconhecimento e aprendizado.
Fotos – Matheus Perdiz / Semed