Amazonas

Esperança: Manaus recebe seis pacientes com Covid-19 de Coari

O número de transferências chegou a 60 pessoas

O Governo do Amazonas realizou, na tarde desta sexta-feira (05/03), a transferência de cinco pacientes do município de Coari (distante 363 km) para tratamento da Covid-19 em Manaus. Após o desembarque, os transferidos foram levados para o Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, unidade referência no combate à Covid-19 no estado do Amazonas. 

Antes de serem embarcados os pacientes passam por uma avaliação, para saber se podem ou não seguir viagem. O processo de transferência é acompanhado do início ao fim pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), como explica a enfermeira da Gerência de Pessoa com Doenças Crônicas, Mônica Batista.

“Tudo começa com o município sinalizando que há pacientes em estado moderado. A Central de Regulação confere a questão dos leitos, de como receber esses pacientes. Em seguida, preparamos o avião para esse perfil de paciente, junto com a FAB. Chegando aqui, nós recebemos o paciente e enviamos a ambulância para fazer o transporte até a unidade de destino”, explica a enfermeira 

Os pacientes desembarcaram da aeronave C-105, por volta de 14h, na base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada no Aeroporto Ponta Pelada, zona sul de Manaus. A transferência integra uma operação conjunta entre o Governo do Amazonas e o governo federal, iniciada ainda no mês de janeiro.

Total – Com mais essa transferência, o número de pacientes transferidos do interior do Amazonas para a capital chegou a 60. Transferências desse tipo vêm sendo realizadas desde o dia 13 de fevereiro.

FOTOS: Lucas Silva / Secom

Leia Também

Guardiã da Amazônia é estampada no Centro Histórico nos traços de Alessandro Hipz

Victoria Farias

Governo do Amazonas inaugura nova Feira de Produtos Regionais na zona oeste

Redação

Decreto sobre IPI dos concentrados de refrigerantes é garantia para a ZFM, afirma Wilson Lima

Victoria Farias