Portal Uno Midias
Cidade

Escola da zona rural recebe título de unidade polo do projeto ‘Manaus, te quero verde’

A escola municipal Rainha dos Apóstolos, localizada no quilômetro 23, na BR-174, na zona rural, recebeu na manhã desta quarta-feira, 9/2, o título de unidade polo do projeto “Manaus, te quero verde”, da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A unidade de ensino polo servirá como ponto de referência para outras escolas do entorno poderão retirar as mudas para fazer o plantio na comunidade.

O subsecretário de Gestão Educacional da rede municipal de educação, Carlos Guedelha, destacou a importância da educação ambiental na vida dos estudantes e também sobre a rede ter uma escola polo que vai atender toda a comunidade.

“Essa escola será fundamental na distribuição de mudas para as demais unidades que fazem parte das mediações. Além disso, aqui será um centro de difusão da educação ambiental, que desenvolve a consciência ecológica, que pode ser aprendida desde muito cedo, é isso que nós queremos para nossas crianças, que elas cresçam cidadãs conscientes de que é necessário preservar o meio ambiente. Estamos aqui plantando árvores e, ao mesmo tempo, plantando vidas”, destacou o subsecretário.

Durante o evento, foram plantadas 150 mudas de árvores nativas da região, como ipê amarelo, roxo, branco, chuva de ouro, mogno, mari mari rosa. O projeto iniciou no dia 2 de junho de 2021, desenvolvido pela Ocas do Conhecimento Ambiental, já plantou mais de 5.500 mil mudas por várias zonas da cidade e tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar em relação à preservação e à conservação do meio ambiente. 

“Essa é a realização de mais um plantio do “Manaus, te quero verde”, que só é possível acontecer porque tem o apoio do prefeito David Almeida, e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, e também dos parceiros que abraçaram o projeto. Nós agradecemos demais a parceria de todos, que possibilitam alcançar a nossa meta, que é plantar dez mudas por aluno e chegar até 3 milhões de árvores”, explicou a coordenadora do Ocas, Érica Amorim.

Parceria
O Manaus, te quero verde é realizado em parceria com o Instituto Soka, Fundação Rede Amazônica, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e as empresas Musashi da Amazônia, Tutiplast, Sodecia da Amazônia, Águas de Manaus (Aegea) e Gaia Eco e a Faculdades Idaam.

O Instituto Soka vai disponibilizar as mudas e oferecer todo o material para realizar o plantio. “O que nós queremos é que, em cada zona da cidade, exista uma escola polo, onde vamos deixar as mudas e os gestores de outras escolas levam para as suas comunidades e plantarem nas áreas. As escolas vão receber um aplicativo onde poderão registrar todos os plantios e assim acompanhar as plantações”, informou o diretor do Instituto, Akira Sato.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Últimos dias da 22ª Olimpíada da Terceira Idade da Prefeitura de Manaus tiveram prêmios para várias modalidades

Redação Am

Equipes de limpeza da prefeitura dão continuidade a manutenção do igarapé da Sapolândia

Redação Am

Atleta do ‘Manaus Olímpica’ é destaque brasileiro e conquista pódio na 25ª Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Redação Am