Até sexta-feira, 22, será possível conferir no Expo Center Norte, na capital paulista, tendências do setor de hospitalidade, como um modelo de guest house com automação inteligente e as experiências de um espaço gastronômico com harmonização de alimentos e bebidas. A Equipotel 2023, evento focado em hospitalidade, apresenta as perspectivas da hotelaria nacional para 2024 e recursos para criar conexões com os hóspedes.
Uma das novidades desta edição, a Inn House Experience é um projeto que traz uma guest house de 300 m² com conceito da Brazil Sales em parceria com a arquiteta Cris Paola, do Chris Paola Studio, Marcenaria Show e a MDF Technology. O espaço aposta em experiências imersivas de voz, que simplificam tarefas como tocar música, verificar o clima, ligar para a recepção, solicitar serviço de quarto, controlar a temperatura ou iluminação e até fazer check-out.
Em parceria com o SENAC, a Equipotel também apresenta o Espaço Gastronômico, que tem uma programação para vivenciar o mundo da hospitalidade e da gastronomia por meio de degustações, palestras e workshops. No primeiro dia, 19, inclusive, houve harmonização de pratos com drinques e um cardápio com recorte entre o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e outras regiões.
Também está na jornada da Equipotel o Motel Xperience, realizado em parceria com a ABMotéis e apoio do Guia de Motéis. A atração destaca dados de uma pesquisa de mercado moteleiro e perfil do consumidor. No radar, as inovações e lançamentos para atrair consumidores, um bate-papo com a jornalista Rafa Brites e uma apresentação de Max Gehringer sobre carreira, emprego e empreendedorismo.
Novidade na Equipotel, a Escola de Hoteleiros, espaço de capacitação e atualização profissional, reúne conteúdos apresentados por profissionais que atuam na área. Na programação, temas como gestão, responsabilidade social, sustentabilidade e mercado. Entre eles, “Agilidade e oportunidade de aprendizado para a nova hotelaria”, “Do prato à alegria: como o entretenimento eleva a jornada gastronômica dos clientes nos hotéis” e “Conquistando a geração Z: estratégias para atrair e reter talentos para a nova hotelaria”.
Já no Hospitality Trends, organizado pela Hotelier News, é possível conferir as projeções da hotelaria e as tendências em diferentes ramos de atuação no setor, como gastronomia, marketing, distribuição e operação. Painéis sobre como melhorar os custos e ainda surpreender os clientes, além das demandas futuras nas principais cidades do país, estão entre as atrações do espaço.
No Hotel que Respira, assuntos que envolvem a rotina operacional dos meios de hospedagem fazem parte da programação, como qualidade do ar interno, mofo, odores e sistemas de exaustão. Já a Maratona da Hospitalidade completa o ciclo de atualizações tratando cinco temas: vendas, marketing, liderança, revenue management e gestão.
A programação completa das atrações e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site oficial.