Portal Uno Midias
Cidade

Entidades de trabalhadores e usuários do SUS participam de eleição para o Conselho Municipal de Saúde

Representantes de 20 entidades, entre sindicatos, conselhos de classe, associações de moradores, movimentos sociais e organizações não governamentais (ONGs), irão participar na segunda-feira, 6/6, e na terça-feira, 7/6, da eleição para composição do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus).

Com a eleição, serão preenchidas vagas para conselheiros municipais de saúde no mandato de 2022-2025, com a composição de 25% das vagas para representantes de trabalhadores, 25% para o segmento de gestores e 50% de representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora da comissão do processo eleitoral, conselheira Marklize Siqueira, informa que a eleição vai acontecer na sede do CMS/Manaus, localizado no Complexo de Saúde Oeste, na rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, das 8h30 às 17h, por meio de plenária nos segmentos de trabalhadores e usuários do SUS, seguindo o modelo utilizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

“A Plenária consiste em um debate entre as entidades com a finalidade de encontrar um consenso sobre quem será o conselheiro titular e o suplente para as vagas disponibilizadas. A junta eleitoral vai conduzir esse momento. Quando não houver consenso, com mais de uma entidade disputando a mesma vaga, será aberta a Plenária Eleitoral e a votação ocorrerá utilizando cédula eleitoral, com voto secreto. Poderão votar os eleitores cadastrados pelas entidades no ato da inscrição no processo eleitoral”, explica Marklize Siqueira.

Vagas

O CMS/Manaus tem 32 vagas de conselheiros titulares, além dos respectivos suplentes, com eleições organizadas a cada três anos. Do total de vagas, oito são escolhidos entre representantes do governo e de entidades prestadoras de serviços de saúde; oito escolhidos entre entidades representantes de trabalhadores de saúde; e 16 representantes de usuários do SUS.

Para o segmento dos usuários, existem vagas para seis representantes de organizações de moradores, divididas entre as seis zonas da área urbana do município de Manaus (Leste, Oeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Centro-Sul), além de um representante de organizações de moradores da zona rural terrestre e um representante de organizações de moradores da zona rural fluvial e ribeirinha.

Também para vagas de conselheiros do segmento de usuários do SUS, existem vagas para representantes de entidades ambientalistas; de organizações religiosas; de associações de pessoas com patologias; de associações de pessoas com deficiências; de movimentos organizados de mulheres em saúde; representantes de movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros); e um representante de entidades de povos indígenas residentes nos limites do município de Manaus.

“No período de inscrição, que ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, não houve inscrição de entidades em todas as áreas, mas esse processo eleitoral deve preencher a maior parte das vagas, permitindo a execução das ações com CMS/Manaus. A intenção é organizar uma eleição complementar nos próximos meses para completar o colegiado”, informa a coordenadora.

No segmento de trabalhadores, os conselheiros serão escolhidos entre entidades representantes de trabalhadores de saúde. Para o segmento de gestores, o edital das normas do processo eleitoral prevê que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e entidades prestadoras de serviço têm o prazo até dia 15 de junho para envio de e-mail com o ofício indicando os nomes dos gestores que irão ocupar as vagas.

O CMS/Manaus é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS, que atua acompanhando, controlando e avaliando as ações de saúde no município de Manaus. A atuação dos conselheiros é voluntária e não remunerada.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus inicia projeto de divulgação e valorização dos espaços culturais da cidade

Redação Am

Projeto apoiado pela Prefeitura de Manaus usa realidade virtual como aliada na educação de crianças autistas

Redação Am

Servidores da Manaus Previdência se preparam para utilizar reconhecimento facial como ponto eletrônico

Redação Am