Cidade

Encontro literário marca encerramento da exposição da obra do poeta Luiz Bacellar no #SouManaus

O último dia da exposição sobre a vida e a obra do poeta Luiz Bacellar foi marcado por um bate-papo com especialistas, escritores, estudantes e leitores, nesta terça-feira, 6/9, no Palácio Rio Branco, praça Dom Pedro II, centro histórico da cidade. O evento é uma realização da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), como parte da programação de encerramento do maior festival de artes integradas da região Norte do país, o #SouManaus Passo a Paço 2022, da Prefeitura de Manaus.

A mesa de bate-papo reuniu pesquisadores, amigos e admiradores da obra de Bacellar, com mediação do coordenador de Cultura do Concultura, Carlos Guedelha, e os debatedores convidados: Marco Frederico Krüger e o poeta Elson Farias.

Os vários aspectos técnicos e histórias peculiares da obra e vida de Bacellar foram abordados por Farias e Krüger. “O humor fino e astuto de Bacellar era uma de suas características pessoais mais marcantes”, revelou Krüger. “Além da qualidade de seus poemas que o coloca como um dos luminares de nossa literatura”, afirmou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, fez o encerramento do encontro literário, ressaltando as presenças das várias gerações de literatos presentes, como os escritores Elson Farias, Frederico Krüger, Renan Freitas Pinto, Telles e Zemaria Pinto. “Eu e Zemaria somos herdeiros e professores difusores dessa linhagem da fértil literatura que se produz no Amazonas, especialmente dos mestres aqui presentes”, reverenciou. Tenório Telles informou que a exposição de Bacellar vai circular pelas escolas públicas de Manaus e repartições da prefeitura.

As alunas de mestrado em Literatura e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Cynthia Almeida, Vitória Carvalho e Patrícia Borges, declamaram o poema “Balada da Rua da Conceição”, do livro Frauta de Barro, de Bacellar.

Balanço

Nos quatro dias de visitação, foram registradas mais de 8 mil pessoas.  A grande exposição “Vida e Obra do Poeta Luiz Bacellar” ficou aberta ao público desde o dia 3 de setembro, abertura do #SouManaus Passo a Paço, das 16h às 22h. Durante a programação, o público teve a oportunidade de conhecer os poemas, os livros e os quadros de artistas contemporâneos, fundadores do Clube da Madrugada.

A presença da literatura, representada na homenagem ao poeta Luiz Bacellar, é um marco nesta edição do #SouManaus – Passo a Paço 2022. Foi uma iniciativa marcante com a presença expressiva de público interessado em poesia.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus chega a mais de 91 mil atendimentos urbanos até novembro de 2022

Redação Am

Prefeitura de Manaus intensifica serviços de recomposição asfáltica na comunidade Riacho Doce

Redação Am

Prefeito destaca construção de grandes espaços para impulsionar o turismo em Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile