Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Empresa recria tradição de álbuns com fotos pelo WhatsApp

Os smartphones com recursos fotográficos cada vez melhores e as redes sociais geraram uma revolução na forma de consumir imagens. O que no passado era limitado ao filmes com 12, 24 ou 36 poses se tornou ilimitado, com o armazenamento em nuvem. Para um único momento, são cliques e mais cliques. Mas, com os novos hábitos, a tradição de revelar fotografias impressas e eternizar momentos especiais em álbuns de família quase desapareceu. 

Usuários de redes sociais, como Instagram, cada vez mais privilegiam a instantaneidade dos registros, quase perecíveis. O recurso do story, por exemplo, fica disponível por apenas 24 horas. Enquete da Opinion Box, realizada em janeiro, mostra que 54% das pessoas postam stories ao menos uma vez na semana. E a rede já alcança mais de 2 bilhões de usuários e aproximadamente 99 milhões de brasileiros.

Ainda assim, os consumidores continuam a enxergar valor em eternizar momentos, embora a correria do dia a dia muitas vezes dificulte. Uma pesquisa de mercado da Leve Fotos, plataforma de álbuns de fotografias, mostrou que 47% dos entrevistados não haviam imprimido nenhuma foto nos 12 meses anteriores. Entretanto, quase 80% relataram ter interesse em fazer álbuns, para registrar as lembranças ou dar de presente. Quando a pergunta é a forma ideal de envio, o WhatsApp foi a plataforma preferida por 46% dos respondentes. A maioria dos entrevistados é do Rio de Janeiro, tem de 35 a 54 anos, é casada com filhos, e 71,4% são mulheres. 

Os dados comprovaram o que a empresária Gabriela Haber já vivia: celular lotado de fotos e nada impresso para mostrar aos amigos e família. Carioca, seus pais acompanhavam à distância, do Paraná, o crescimento da neta Filipa pelas fotos mandadas por WhatsApp. A ideia de organizar e eternizar os registros veio da mãe de Gabriela, Norma, que passou a montar álbuns com as imagens da neta. 

Formada em administração de empresas, Gabriela enxergou uma oportunidade de negócio: criar uma startup de impressão de fotos, resgatando o hábito dos álbuns, e inovando com o envio pelo WhatsApp. “Você pode até guardar as fotos no celular, mas elas ficam escondidas e ninguém mais vê aquelas fotos, elas só ficam lá. Pior é quando, algumas vezes, acontece de perder. Por isso, é fundamental eternizar esses momentos”, disse Gabriela. 

Com os dados da pesquisa de mercado, a empresária percebeu que o envio pelo WhatsApp facilitava a dinâmica para o cliente e era a principal inovação para a startup. O primeiro passo para colocar em prática o negócio foi automatizar o contato pelo WhatsApp, com a criação de um bot no aplicativo de mensagens que recebe os pedidos e as fotos dos clientes.

Para driblar a dificuldade comum de escolher o material para enviar para impressão, ela dá a dica de favoritar as fotos pelo celular e enviar. A qualidade da imagem é mantida se forem enviadas como arquivo pelo aplicativo.

A montagem e diagramação do álbum são importantes para o resultado final, indo além da impressão. O processo leva em média 10 dias úteis, até a chegada do álbum.

Em busca de ampliar a atuação no mercado, a startup buscou parcerias com agências de viagens, que passaram a incluir a criação do álbum de fotos da viagem nos pacotes, e com escolas, para que os pais recebam um álbum com registros dos filhos em atividades e eventos. “A nossa principal inovação foi, sem dúvida, o envio pelo WhatsApp. Isso garante uma praticidade no serviço que é essencial para os dias de hoje”, conclui Gabriela Haber.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Granito Pagamentos fortalece laços na ExpoRevenda 2023

DINO

Mavenir demonstra com sucesso conectividade de rede não terrestre IoT de banda estreita na rede de satélite Ligado SkyTerra

DINO

GoWit, a plataforma pioneira de anúncios multimídia a varejo, angaria 1 milhão de USD

DINO