Portal Uno Midias
Cidade

Empreendedora qualificada pela Prefeitura de Manaus conta como o alimento mudou sua vida

Não há quem resista à tentação ao ver um doce com sabor de chocolate, cujo dia mundial é comemorado nesta quarta-feira, 7/7. O alimento, há quatro anos passou a fazer parte do cotidiano, da empreendedora Nayara Cláudia de Quadros Paulino, 31, que iniciou a manufatura de produtos à base de chocolate, por meio dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Com formação em Técnica de Enfermagem, Nayara há quatro anos decidiu investir no ramo da confeitaria, após descobrir a paixão pela culinária, onde viu a oportunidade em fazer dar certo o empreendedorismo.

Ela conta que o maior desafio de sua vida ocorreu quando uma empresa do ramo de informática encomendou 180 ovos de Páscoa em abril deste ano. “Me emociono ao falar sobre isso. Sempre tenho o desejo em inovar. Na verdade, tento me manter no mercado de trabalho. Ser empreendedora tem um pouco de tudo, não é?”, observa. Poder administrar o próprio negócio – o Maria’s Bolos, nome dado em homenagem às duas filhas – é também outro fator de destaque para ela.

A empreendedora já realizou diversos cursos promovidos pela Semtepi, entre eles, “Confeitaria de Bolo” (em parceria com o Senai/AM), “Mídias Sociais”, “Começando a Empreender”, além de realizar a oficina “Empreendendo com Cupcake”. Por meio de tais capacitações, Nayara Cláudia passou a preparar guloseimas que utilizam o chocolate, como recheios de bolos, tortas, brownies, ovos recheados, cupcakes, alfajor, trufas e outros.

Para ela, o chocolate é mais que um doce ou um produto, é uma mudança de vida e a representatividade do amor dado às duas filhas. “A prefeitura, por meio da Semtepi, abriu-me tantas portas, com o conhecimento que adquiri no ramo da confeitaria, em clientes, em indicações. Tenho muito carinho pela secretaria e pelos seus profissionais”, salienta.

Ela deixa um recado a quem deseja empreender no ramo da confeitaria. “O ponto correto de qualquer doce é quando exala o cheirinho do amor. Com estudo, dedicação, amor e coragem todo sonho é possível. Ser empreendedora é usar esses focos como receita principal e crer que Deus nos capacita”, conclui.

Data

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Outrora, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos maias e os astecas.

Tomar chocolate quente virou, então, símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado.

Nesta data é comum o consumo de chocolates, nas suas diversas variações. Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque a fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus trabalha em recuperação de rede de drenagem no bairro Cidade Nova

Redação Am

Estratégia de prevenção de emergência ao HIV começa a ser ofertada pela Prefeitura de Manaus

Redação Am

Prefeitura revitaliza lanchas escolares da rede municipal de ensino

Redação Am