Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Em Tonantins, Sejusc capacita equipes para solicitação de serviços voltados ao público PcD

No início desta semana, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou treinamentos de agentes públicos para solicitação de serviços voltados às Pessoas com Deficiência (PcDs) no município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus).

O treinamento foi promovido pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), e as equipes treinadas replicaram a ação para servidores de Tonantins realizarem a solicitação de cadastro para obtenção de cadeira de rodas e das carteiras de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD), da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal. As equipes também verificaram as instalações dos dispositivos públicos para que o público PcD possa ter as melhores condições de atendimento.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destaca o compromisso do Governo do Estado com o público PcD. “Essas atividades mostram cada vez mais o compromisso, respeito e o trabalho diário do Governo do Amazonas voltado para esse público. Esse é mais um de muitos serviços de cidadania e responsabilidade que o Estado oferece”, disse a gestora.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência (Sejusc), Leandro Lopes, explicou que os treinamentos irão ocorrer em todo território do Amazonas, para que servidores dos municípios sejam aptos a solicitarem serviços que irão beneficiar o público PcD.

“Levar o treinamento para a emissão de documentos oficiais do Governo no interior é serviço de muita importância. Nesse momento, eles já se encontram aptos para realizar toda a coleta e nos enviar, para que possamos fazer a emissão aqui em Manaus. Esses treinamentos ocorrem com frequência em todo território do Amazonas”, destacou Lopes.

Documentos – A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista dão acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados; e o Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.

FOTOS: Divulgação/ Sejusc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas abre segundo edital para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar

Redação Am

Wilson Lima vai substituir retratos oficiais nas repartições públicas por fotos de cidadãos do Amazonas

Redação

Governo do Amazonas promove oficinas de beneficiamento de pescado em Iranduba

Redação Am