O Governo do Amazonas anunciou, no sábado (02/04), Tabatinga como novo polo do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). Agora o município se une a Manaus e São Gabriel da Cachoeira no projeto esportivo coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), que oferece aulas gratuitas em diversas modalidades.
“A mesma qualidade que as crianças da capital recebem nas escolinhas esportivas, em materiais e equipamentos, as crianças e adolescentes do polo de Tabatinga também estão recebendo. (O Pelci foi) idealizado pelo governador Wilson Lima para atender todo o estado do Amazonas. Nós acreditamos que os atletas formados pelo Pelci serão, acima de tudo, grandes cidadãos de Tabatinga”, comentou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
O evento aconteceu na quadra da Escola Estadual GM3, com mais de 140 crianças e jovens inscritos no projeto disseminador do esporte de base para o alto rendimento. Na oportunidade foram entregues equipamentos esportivos como bolas, cones, kits de apitos, bambolês, redes de gol, coletes, além de uniformes padronizados.
Mãe de três filhos, Elen Oliveira, de 38 anos, vê no esporte o futuro para seus filhos e outras crianças e jovens que poderão construir um futuro brilhante. “Eu vejo muitas crianças e jovens se envolvendo com o que não deve. O projeto esportivo do governo, chegando em Tabatinga, é um incentivo para que esses jovens busquem melhoria de vida, tanto no pessoal como no profissional”, ressaltou.
No interior do Amazonas, além de Tabatinga, o Pelci está presente no município de São Gabriel da Cachoeira, que conta com mais de 200 atletas mirins, nas modalidades futsal, voleibol, handebol e jiu-jitsu. A Faar ainda irá anunciar novos polos como Coari, Codajás, Humaitá, Guajará e Tefé.
Na capital do Amazonas, o Pelci conta com seis núcleos ativos como o CDC da Compensa, disponibilizando luta olímpica e futebol; Arena Amadeu Teixeira com futsal, jiu-jitsu, vôlei, handebol e basquete; Vila Olímpica de Manaus com atividades de atletismo; Campo do Prosamim no Santo Agostinho, Escola Estadual Solon de Lucena, como núcleo para os estudantes da rede de ensino e o Campo do Passarinho com futebol e vôlei.
Fomento – Na manhã do domingo (03/04), a equipe estratégica da Faar, formada por integrantes do Pelci, também visitou o município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus). O intuito da visita, por meio da frente de fomento, foi de entregar bolas de futebol de campo e salão a projetos esportivos que já haviam sido visitados anteriormente.