Cotidiano

Em São Paulo, defensora pública do Amazonas lança livro e discute a dupla residência de crianças pós-divórcio

Durante o evento ‘Dupla Residência dos Filhos Pós-divórcio’, no Instituto dos Advogados de São Paulo, Petra Sofia Ferreira lança a segunda edição da obra ‘A dupla residência da criança pós-divórcio: uma análise de direito comparado e sua aplicação no direito brasileiro’ e faz uma exposição sobre o tema

A defensora pública Petra Sofia Ferreira, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), lança, na próxima quinta-feira (5), no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), a segunda edição do livro “A dupla residência da criança pós-divórcio: uma análise de direito comparado e sua aplicação no direito brasileiro”. 

O lançamento ocorrerá durante o evento “Dupla Residência dos Filhos Pós-divórcio”, realizado na sede do IASP, em São Paulo (SP). Petra Sofia também fará uma exposição sobre o tema. O encontro também contará com roda de conversa e lançamento do caderno de exercícios “Nossa família em duas casas”.

Na livro, publicado pela Editora D’Plácido, Petra Sofia aborda a dupla residência de crianças em contexto pós-divórcio, prática conhecida internacionalmente como “joint physical custody”, que permite que filhos mantenham um regime de convivência equilibrado com ambos os genitores.

“A obra propõe um debate aprofundado sobre a prática da dupla residência, incentivando uma mudança de perspectiva para favorecer a coparentalidade e os direitos das crianças no contexto do direito brasileiro”, diz a defensora pública.

Alinhado a práticas internacionais e ao princípio da parentalidade partilhada, o modelo tem sido adaptado tanto no Brasil quanto em Portugal, buscando assegurar que os direitos e o bem-estar da criança sejam priorizados após a separação dos pais.

Apesar dos avanços, Petra Sofia destaca que o conceito de dupla residência ainda enfrenta resistência nos tribunais brasileiros, onde prevalece a ideia de um “lar de referência” para a criança.

A autora defende que o modelo de dupla residência atende melhor as necessidades afetivas e de convivência da criança, promovendo um desenvolvimento saudável e reforçando os laços com ambos os pais.

Sobre o livro

O livro “A dupla residência da criança pós-divórcio: uma análise de direito comparado e sua aplicação no direito brasileiro”  tem como objetivo contribuir para uma importante discussão na seara do Direito de Família, através da reflexão das práticas atualmente adotadas no Brasil e em Portugal concernente à regulamentação da convivência da criança após o divórcio com ambos os genitores, fomentando o debate sobre o conceito da Dupla Residência (Residência Alternada), inserida no âmbito da guarda física compartilhada.

A obra, que pode ser adquirida no site da Editora D’Plácido, contempla abordagem de direito comparado, ao examinar legislações de países ocidentais que adotam tal dinâmica familiar, como EUA, França e Espanha, além de se debruçar sobre o atual posicionamento legal, doutrinário e jurisprudencial luso-brasileiro em relação ao tema.Foto: Divulgação/DPE-AM

The post Em São Paulo, defensora pública do Amazonas lança livro e discute a dupla residência de crianças pós-divórcio appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Moraes será relator do inquérito sobre assassinato de Marielle

Conselho de Ética abre processo que pode cassar Chiquinho Brazão

Prefeitura de Manaus realiza processo seletivo em parceria com rede de supermercados

Redação
Sair da versão mobile