Portal Uno Midias
Manaus

Em Parintins, projeto Idoso Empreendedor do Governo do Estado já cadastrou 210 pessoas

O projeto Idoso Empreendedor lançado na segunda-feira (23/08), em Parintins (369 quilômetros de Manaus), já registrou 210 cadastros efetivos no município. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vai continuar com a iniciativa na cidade, pois a demanda é alta com muitos idosos que trabalham como artesãos.

Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, ações como estas mostram o cuidado que o governador Wilson Lima tem com a população idosa do nosso Estado.

“O Governo do Amazonas tem trabalhado incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população amazonense e, iniciativas como estas, são muito importantes para a sociedade, pois, além de movimentar a economia, conscientiza a população dos direitos dos idosos”, disse Mirtes.

O projeto conta com parceria da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e oferece microcrédito com recursos que vão de R$ 5 mil, na capital (sem avalista), até R$ 8 mil, no interior do Estado (com avalista), para pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, de baixa renda. O objetivo é oferecer a esse público oportunidade de abertura ou ampliação do negócio.

Durante todo o evento, ocorreram várias atividades, dentre elas, ações de conscientização e fiscalização sobre o atendimento preferencial da pessoa idosa nas agências bancárias do município e o direito à gratuidade e meia-passagem no transporte hidroviário.

De acordo com a Secretária Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Viana, o projeto continuará na cidade devido à maioria dos idosos trabalhar com artesanato.

“A partir de hoje, ficará um guichê na Unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Parintins para atender o Projeto Idoso Empreendedor. A maioria trabalha como artesão e nós vimos a necessidade de continuar com as demandas. O guichê será acessível, ficará no térreo do PAC e os documentos recebidos na cidade serão encaminhados para Manaus e emitidos as declarações”, explicou a secretária.

A iniciativa contou com a participação de alguns representantes da rede de proteção a idosos, como o Conselho Estadual do Idoso (CEI) e Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculada administrativamente pela Sejusc, em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Municipal do Idoso (CMI).

Prestigiaram o evento, nestes três dias, o presidente da Câmara de Parintins, que estava como prefeito em exercício, Matheus Assayag, o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, dentre outras autoridades.

Além de Parintins, o projeto já alcançou a população idosa da comunidade Nossa Senhora de Fátima na Zona Rural de Manaus. Os municípios de Autazes, Urucurituba, Caapiranga e Itacoatiara já mostraram interesse pelo projeto. E a partir do dia 12 de setembro, a Sejusc começará as visitas nesses municípios.

Para solicitar o recurso financeiro do Idoso Empreendedor, é necessário acessar o site da Afeam (www.afeam.am.gov.br) e clicar no campo “Crédito Emergencial 2021”. Após isso, é só seguir o passo a passo disponível no site, com envio da documentação solicitada pela Agência.

Outras Ações– Na manhã desta quinta-feira (26/08), houve também uma ação para alunos, na Escola Estadual Araújo Filho, com a finalidade de sensibilizar os estudantes sobre respeito aos idosos na família e na sociedade. 

FOTOS: Divulgação/Sejusc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Sexta Dançante’ movimenta programação de Dia das Mães no CECF Teonízia Lobo

Redação Am

Reduções de alíquotas de IPI que atingem indústrias da ZFM causam efeito cascata no país

Redação Am

CIF autuou seis estabelecimentos durante o final de semana, em Manaus

Redação Am