Tecnologia

Em Parintins, aluna do Ensino Mediado da rede estadual é aprovada na UEA

A rotina de Adriana Vieira, de 18 anos, não é das mais fáceis. Moradora da comunidade São João do Mato Grosso, na zona rural de Parintins, ela precisou aliar o trabalho aos livros e driblar a resistência da família para seguir estudando na Escola Municipal São Francisco, por meio do Ensino Mediado por Tecnologia, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Agora, ela é caloura de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Chorei de alegria”, diz.

Egressa da rede estadual, ela lembra de tudo o que precisou superar para realizar seu sonho. “Eu tive que vender bombons para conseguir minha passagem para ir fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas eu consegui, tive muito incentivo dos meus professores. Meus pais nunca me apoiaram, mas eu nunca desisti de estudar, e quando eu soube da aprovação eu gritei, chorei de alegria. Eu vou ser a primeira da família a ir para a universidade”, revela a jovem.

Adriana sonhava em estudar Licenciatura em Química, mas o curso é ofertado no turno vespertino, o que inviabilizou que ela compatibilizasse com o trabalho, por isso optou por Licenciatura  em Física, cujo curso é ofertado no turno matutino, em Parintins. Apesar de não ser o curso que queria, ela pretende se graduar e atuar na área.

“Alguns professores me incentivaram, falaram que a área é muito legal, apesar de difícil e eu sei que tenho potencial  e vou conseguir ir até o fim”.

Para a secretária de Educação, Kuka Chaves, jovens como a Adriana são inspirações. “A Adriana é um exemplo de que a gente deve ir atrás do que sonha. Nem sempre é fácil, é verdade, mas como o governador Wilson Lima sempre fala, ‘investir na educação é pavimentar o caminho do futuro’, e é isso que fazemos diariamente”, avaliou.

Ensino Mediado – O Ensino Mediado por Tecnologia é uma das modalidades de ensino ofertada pela rede estadual de ensino, na qual os estudantes assistem às aulas transmitidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

A Secretaria de Educação instala os equipamentos em uma escola na zona rural, onde um professor auxilia nas aulas  com a interação entre os estudantes e os professores de Manaus. Em 2022, alunos matriculados na modalidade.

FOTO: Euzivaldo Queiroz/Seduc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Acho é bom: Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório a partir de hoje

Redação

Governo do Amazonas investe mais de 1,8 milhão em pesquisas em dois editais exclusivos para cientistas mulheres

Redação

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas alia biotecnologia para inovar na produção de mudas in vitro da Amazônia

Redação
Sair da versão mobile