Governo do Amazonas

Em Humaitá, Governo do Amazonas realiza lançamento da Operação Tamoitatá 3

A operação Tamoiotatá acontece de maneira integrada no sul do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), lançou, na manhã desta terça-feira (18/04), a Operação Tamoitatá 3. O evento foi realizado em Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), um dos municípios que recebe a operação, num esforço contínuo para ampliar a presença do estado na prevenção e repressão ao desmatamento e às queimadas ilegais no sul do Amazonas.

De forma integrada, participaram do lançamento, o secretário da SSP, general Carlos Alberto Mansur, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), coronel, Frank Borges, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Marcos Encarnação, dentre outras autoridades.

O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, enfatizou a importância da operação para o combate aos crimes ambientais.

“Por determinação do nosso governador, Wilson Lima, que é uma pessoa muito preocupada com relação aos crimes ambientais, estamos em Humaitá para verificar o andamento da operação Tamoitatá 3, o terceiro ano consecutivo que o governo do Amazonas lança essa operação. É uma operação de repressão e prevenção aos crimes ambientais, que envolve as forças de segurança pública, polícia militar, polícia civil, corpo de bombeiros, Ipaam e Sema que estão diariamente combatendo esses crimes”, disse.

O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, ressaltou o trabalho de integração entre os órgãos do governo do Amazonas.

“Essa é uma das atividades mais importantes que nós temos no comando de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. Os estudos têm apontado que outros tipos de crimes tem se associado à criminalidade ambiental, como tráfico de drogas e tráfico de armas, então é importante que a gente possa combater de maneira integrada essas ações para trazer, acima de tudo, segurança para o Amazonas, segurança para os produtores que estão trabalhando de maneira licenciada, organizada”, explicou Taveira. 

Visitas

O secretário de Segurança também esteve na Delegacia de Polícia Civil do município, no comando do Corpo de Bombeiros e na sede do Ipaam.

Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participaram das visitas.

Resultados 1ª Fase

A Operação teve início no dia 30 de março, com envio das primeiras equipes. Até a segunda-feira (17/04), término da 1ª fase da operação Tamoitatá 3, nos municípios de Humaitá e Apuí, um total de 32 alvos foram fiscalizados, resultando em 8.344,108 hectares de áreas embargadas, 15 autos de infração e R$ 30.898.015,13 de multas aplicadas.

Novas tecnologias

O trabalho em campo dos agentes que participam da operação Tamoiotatá 3, de combate às queimadas e outros crimes contra o meio ambiente, no sul do Amazonas, é monitorado em tempo real pela SSP-AM. O monitoramento é realizado com o auxílio de aparelhos de comunicação bidirecionais.

Integração

 Além dos servidores da SSP-AM, a operação Tamoitatá 3 conta com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), a Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM) a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Fotos:Carlos Soares/SSP-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas, por meio da Cosama, atua na Operação Enchente 2022, em Anamã

Redação Am

Governo do Amazonas entrega 7,2mil pacotes de absorventes para alunas da rede pública e contempla mais de 80 mulheres com Crédito Rosa, em Beruri

Redação Am

Diário Oficial Eletrônico: primeira assinatura digital do Governo do AM completa 3 anos

Redação Am
Sair da versão mobile