Amazonas

Em encontro, Fapeam e Universidade Nilton Lins celebram entrosamento e fazem balanço de parcerias

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta sexta-feira (16/12), equipe da Universidade Nilton Lins para uma visita de cortesia entre as instituições e de balanço das parcerias em programas de pesquisa científica e de popularização da ciência.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, e a diretora técnico-científica, Marcia Irene Mavignier, receberam a equipe da Nilton Lins, composta pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Cleuciliz Santana, e os coordenadores/professores Estevão Monteiro de Paula, Carlos Guimarães, Thiago Mendes, Gustavo Valladão, Silvia Gallani, Juliana Tomomi, Ilsa Valois e Andreza Leão.

Durante o encontro, Márcia Perales destacou a importância do entrosamento entre as instituições, bem como os avanços alcançados na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Amazonas, com o apoio do Governo do Estado.

“Em quatro anos, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 400 milhões para fomentar pesquisas de base científica, tecnológica e de inovação, na formação de recursos humanos altamente qualificados, promoção da popularização da ciência, bem como em programas voltados para o estímulo à produção de projetos científicos no âmbito da educação básica. O governador Wilson Lima reposicionou a CT&I no estado como área estratégica para o desenvolvimento social, ambiental e econômico”, celebrou Márcia Perales.

O avanço foi reconhecido pela equipe da Nilton Lins, que agradeceu pela parceria com a Fundação ao longo dos anos, em especial neste ano de 2022, quando vários pesquisadores tiveram a oportunidade de levar atividades para o interior do estado, em ações fomentadas pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

Outro destaque na parceria entre a Fapeam e a Universidade Nilton Lins é o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-Aqui), que também conta com apoio do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

A pró-reitora da Nilton Lins destacou a importância do encontro para estreitar as parcerias institucionais, lembrando que a cada ano a Universidade tem buscado se aproximar dos parceiros, especialmente no fim do ano, “quando se torna possível apresentar uma prestação de contas sobre os projetos desenvolvidos e resultados alcançados pela instituição”.

Ao final do encontro, os parceiros institucionais fizeram votos de dar continuidade às conquistas alcançadas e aguardar as oportunidades que estão por vir em 2023.

FOTO: Tiago Auzier/Decon-Fapeam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sine Manaus oferta 173 vagas de emprego nesta terça-feira, 15/2

Redação

Em reunião com presidente do STF, Wilson Lima obtém garantia de celeridade na análise de ações em defesa da ZFM

João Alves

Aluna da UEA desenvolve solução automática para classificar gestos da Língua Brasileira de Sinais

Redação Am
Sair da versão mobile